Como é feito o rótulo de uma cerveja?

20/04/2016 - Beer Backstage

1.230 visualizações

Como é feito o rótulo de uma cerveja?

Henrique Cruz

Sommelier de Cervejas;
Professor e Consultor;
Cervejeiro Caseiro;
Juiz BJCP;

O rótulo da cerveja é um ponto muito importante porque, as vezes, mesmo sem nunca ter ouvido falar do produto, acabamos levando somente pelo rótulo. Como é o caso de algumas cervejas com rótulos muito bonitos, como os da Rogue, Delirium, Saint Bier, La Chouffe, Cuvée des Trolls e tantos outros que amamos. Mas você sabe como é feita a rotulagem das cervejas?

Qual a Importância do rótulo da cerveja?

Bem, vamos começar pelo mais importante, porque é obrigatório: para todo alimento ou bebida existe uma norma geral que define a obrigação de rotulagem do produto. Segundo item importante é o caráter econômico/comercial que é através do rótulo que o consumidor vai identificar o produto e sua marca será reconhecida no mercado. Com isso temos que a principal função do rótulo em um produto é garantir a qualidade deste alimento ou bebida, criar uma confiança do consumidor com o produtor e principalmente a rastreabilidade do produto, ou seja, saber de onde veio.

No caso do rótulo da cerveja, alguma dessas informações são muito importantes, como, saber os ingredientes, se contém Glúten ou não, o teor alcoólico, e questões que podem interferir diretamente na vida dos consumidores. O prazo de validade é um pouco questionável, visto que o processo de fabricação da cerveja torna-a uma bebida própria para consumo, o prazo de validade é para de terminar que a partir da data de fabricação, até o dia XX/xx/xxxx esta bebida apresentará ao consumidor as mesmas características.

Como é feito o rótulo de uma cerveja?

Existe uma série de parâmetros obrigatórios para a rotulagem da cerveja, como o tamanho do rótulo, fonte, estilo da gravata e etc. Este trabalho deve ser feito por um bom design, a fim de chamar mais atenção para o produto, sem fugir da proposta. Só após definido todo o conteúdo e o tamanho do seu rótulo, é a hora de fabricar!

rotulo-de-cervejaAs gráficas especializadas dispõem de diferentes materiais para a impressão e normalmente são feitos rolos de 5 mil unidades, o que é uma quantidade de rótulo bastante expressiva. Uma vez, com o rótulo na fábrica, esse rolo é posicionado na linha de envase e voilá! Começamos o processo de envase e rotulagem.

Algumas fábricas utilizam uma linha de envase e rotulagem separada, ou seja, primeiro envasa/pasteuriza e depois faz a rotulagem, outras fazem tudo isso em sequência. Algumas, utilizam garrafas serigrafadas, ou seja, que tem a impressão direto na garrafa, cortando assim a dificuldade e a manutenção das máquinas de rotulagem.

E aí, vai dizer que alguns rótulos de cervejas que te fazem comprar pelo olho?

Deixe uma resposta