Muito esforço para uma cerveja incrível: mergulhe na produção da Kaffee Bier

07/07/2016 - Beer Backstage

1.597 visualizações

Muito esforço para uma cerveja incrível: mergulhe na produção da Kaffee Bier

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Com a ideia de valorizar todas as conquistas que Londrina (PR) já possuiu com o café, (aqui vale lembrar que a cidade é a capital mundial do café) e também com o uma homenagem a sua cidade sede, a cervejaria Von Borstel, criou sua mais nova receita: a Kaffee Bier. Uma cerveja com café e que exigiu uma elaborada produção.

kaffee-bierO começo de tudo foi ainda em 2015, quando a Cervejaria Von Borstel vislumbrou a oportunidade de criação de uma receita extremamente diferenciada, que pudesse valorizar o que as regiões cafeeiras produzem de melhor, além claro, de valorizar o que há de melhor na cerveja. Mas criar uma receita para receber o café, e ainda assim, ter a presença dos dois sabores em harmonia, não é algo tão simples. Qual malte base usar? Qual mistura de maltes? Qual levedura? Quais lúpulos? Qual processo? Qual graduação alcoólica, doçura e amargor final? Enfim, depois de procurar respostas para todas essas perguntas e calibrar a receita base, os proprietários da cervejaria, Marcus e Fernando S. Von Borstel, tinham em mãos a difícil missão de escolher o ingrediente principal: o café.

“Acreditamos que a busca pelo café ideal, para a versão 2016 da Kaffee Bier, foi o mais difícil de todo o processo. Existem tantas variedades, tantos métodos de produção, tantos ‘terroir’ que envolvem o sabor do café, que encontrar o sabor que harmonize com a cerveja base é algo que demanda paciência e experimentação. Não é à toa que testamos mais de 4 variedades de café com moagens e torras diferentes, para então definir àquela que mais ressaltasse seus sabores e aromas”, conta Marcus Von Borstel.

O café, que acreditaram ser o ideal para essa cerveja, foi encontrado em uma pequena cidade do norte pioneiro do Paraná, em Santa Mariana, na Fazenda Palmeira, pertencente a Rota do Café. “Conhecemos seus produtores e a beleza de cada detalhe e sutileza dessa magnifica propriedade cafeeira. Experimentamos cada variedade de café plantado e selecionamos a fantástica variedade Catuaí Vermelho” diz Von Borstel.

A cerveja Kaffee Bier

kaffee-bierApós acertar praticamente todos os detalhes da cerveja, ainda restava o detalhe mais importante para essa receita: como fazer a infusão do café na cerveja, e quanto utilizar para ela atingir o ápice, a surpresa prazerosa da cerveja e café? Essa pergunta martelou na cabeça dos produtores por muito tempo, durante todo o desenvolvimento da receita, feito em 2015.

Após muitos estudos e várias pesquisas o processo escolhido foi o ‘Cold Brew’, uma infusão a frio de café. Este processo garante a extração da melhor parte do café sem extrair tanto amargor ou cor. Com esse método foi possível utilizar o café durante o processo de maturação e assim extrair suas melhores qualidades aromáticas e gustativas, com o mínimo de amargor. “E assim, inspirados pelo ‘Cold Brew’, e pela possibilidade de criarmos um ‘terroir’ para cada safra, realizamos e finalizamos está magnífica cerveja, a Kaffee Bier, a cerveja com café”, fala Von Borstel.

Características da Kaffee Bier

cerveja-kaffee-bier

Nome: Kaffee Bier

Volume: 300 ml

Estilo: Coffee beer

Teor Alcoolico: 4.8%

Amargor: 26 IBU

Cor: Vermelho escuro brilhante.

Café: Catuai vermelho. Fazenda Palmeira, Norte Pioneiro do Paraná.

Nesse mês de julho preparamos para nossos assinantes um pack especialmente dedicado ao novo jeito brasileiro de fazer cerveja, com essa e outras novidades cervejeiras do Brasil.  Se você não é nosso assinante mas quer garantir essa seleção incrível e conferir de perto a revolução cervejeira, corre que ainda dá tempo de assinar o pack de julho. Clique aqui!

kaffee-bier-beerpack

Deixe uma resposta