Stein Beer: o método medieval para ferver cerveja

27/04/2016 - Beer Backstage

906 visualizações

Stein Beer: o método medieval para ferver cerveja

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Você já parou pra pensar como eram fabricadas as cervejas na idade média? Hoje em dia estamos muito preocupados com o estilo em que vamos produzir e nem tanto com a produção, isso porque temos inúmeros apetrechos, resultado da evolução tecnológica, que nos permite fabricar cerveja de forma rápida e “simples”.

Mas naquela época, pense que o aquecimento da água era possivelmente o maior obstáculo na hora de se fabricar uma boa cerveja. Porque, lembre que nos tempos medievais os recipientes para produção, armazenagem e transporte da cerveja eram feitos de madeira. Uma vez que nos lembramos disso, como aquecer o mosto dentro de um barril de madeira? Bem, Stein Beer, é uma técnica bastante rudimentar que alguns cervejeiros caseiros vêm praticando, vendo pelos nossos olhos ela parece bastante simples e lógica, mas antigamente não era tão simples assim.

Como funciona a técnica de Stein Beer?

A técnica Stein Beer consiste em pegar grandes pedras de granito e aquece-las em uma fogueira. Após aquecer as pedras, cuidadosamente deve ser transportada e inserida na sua panela ou barril, com isso a temperatura extrema da pedra vai aquecer o mosto e fazer a temperatura subir chegando até a ferver o mosto, conforme a pedra for perdendo calor deve-se adicionar outra pedra quente e assim sucessivamente até completar o processo de mostura/fervura. Hoje em dia para facilitar o manuseio, os cervejeiros amarram um arame de aço para depois com um gancho poder içar as pedras e coloca-las nas panelas.

stein-beer    stein-beer

Antigamente essas pedras eram aquecidas em fogueiras, o que as deixavam um pouco sujas, para limpar as pedras e não sujar sua cerveja os cervejeiros despejavam uma quantidade mínima de água sobre as pedras, apenas para lavar a fuligem depositada ali pela queima da madeira.

Vale ressaltar a importância de conferir suas pedras antes de tentar praticar este método Stein Beer. Muitas pedras ao serem aquecidas podem explodir, podendo causar sérios ferimentos a quem estiver por perto. Outra questão é que pedras provenientes de rios podem conter líquido dentro, o que acaba estourando dentro ou fora da sua cerveja, se for dentro da cerveja você terá uma água extra que não foi calculada sendo inserida na sua receita.

Então através do Stein Beer, este método pré-histórico, foi possível fabricar cervejas em toneis de madeira, sem queimar ou danificar as estruturas.

Cheers!

Deixe uma resposta