Cerveja Dieu du Ciel! A canadense que vem encantando a América

18/11/2016 - Cervejarias

862 visualizações

Cerveja Dieu du Ciel! A canadense que vem encantando a América

Clube do Malte

Beba menos, beba melhor!

Com apenas 62 mil habitantes, a pacata cidade de Saint-Jérôme, localizada na província de Quebec, no Canadá, esconde a melhor cervejaria artesanal do país. Em escolha livre feita pelo público, a cerveja Dieu du Ciel! foi também definida como a quarta melhor cervejaria do mundo no RateBeer. “Deus do Céu!”: o nome da cervejaria representa bem a reação de quem experimenta seus rótulos pela primeira vez.

Além do retorno positivo do público, ela já foi alvo de elogios dos influentes cervejeiros da BrewDog, que descreveram a cerveja Dieu du Ciel! como “uma cervejaria para guardar no coração, que leva a cerveja a sério, é inventiva, fértil e muito original”. A cervejaria iniciou seus trabalhos no ano de 1998 e trabalha, até hoje, na mesma localidade. Seu co-fundador, Jean-François Gravel, colocou como principal meta a criação de cervejas que “liderem a inovação cervejeira”. Aparentemente isso vem funcionando, já que a própria BrewDog assumiu recentemente que busca uma série de patamares já atingidos pela cerveja Dieu du Ciel!, como o impulso destemido na criação, uma das marcas características da cervejaria. Com o lema de que toda cerveja produzida por eles deve ser perfeita para os amantes da bebida, os canadenses vem ganhando destaque entre as artesanais.

A fábrica conta atualmente com 19 rótulos, tendo vários deles com nomes bastante provocativos, como Rigor Mortis e MoralitéCerveja Dieu du Ciel. Algumas receitas são disponibilizadas apenas em chope, diretamente no bar da fábrica, localizado em Montréal. Em 17 anos de trabalho, a Dieu du Ciel! já lançou mais de 260 receitas, cada uma com a sua particularidade.

A cerveja Umami

Entre as curiosidades da cervejaria está a cerveja Umami, cerveja lançada em 2007 e que, infelizmente, teve sua comercialização descontinuada. O nome da cerveja remete ao que chamamos de quinto paladar, que acompanha doce, salgado, amargo e azedo. Umami, em japonês, significa algo como “delicioso” e foi a palavra escolhida para definir o quinto sabor sentido pela língua humana. A sensação é difícil de descrever, por isso, a Dieu du Ciel! criou a receita que traduziria, na prática, a sensação que temos dificuldade de perceber, mas que encontramos em alimentos como queijo parmesão, cogumelos e tomates.

A Dieu du Ciel! Umami era uma cerveja bastante frutada, contrastando com a suavidade do malte e cereais complementares, que garantiam um leve amargor à bebida. A receita levava uma quantidade enorme de cogumelos, que apareciam subitamente no paladar, revelando, finalmente, o procurado sabor Umami. Sabores defumados, um leve adocicado e um sabor seco no final ajudavam a percepção. Era impossível provar a Umami sem, finalmente, entender do que se trata o tão misterioso quinto paladar.

Se você quer ficar ainda mais por dentro das cervejas canadenses, confira aqui um Tour por Montreal, considerado um excelente destino cervejeiro na América no Norte.

Deixe uma resposta