Cervejaria Paulaner: desde 1634 fazendo história!

27/05/2016 - Cervejarias

1.414 visualizações

Cervejaria Paulaner: desde 1634 fazendo história!

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Este ano fazem 500 anos que o duque Guilherme IV da Baviera promulgou a Lei de Pureza Alemã a Reinheitsgebot. Para comemorar este aniversário, hoje vamos falar vamos falar da história de uma das cervejarias mais importantes da Alemanha, a cervejaria Paulaner.

Um pouco da história da cervejaria Paulaner

No início da sua vida em 1773 a Paulaner era um mosteiro e se chamava Sankt-Vaters-Bier, mas até 1780 os monges ficaram proibidos de vender seus produtos. Quando finalmente foram autorizados a vende-los, o sucesso apareceu e hoje em dia é uma das cervejarias mais importantes do mundo.

O seu nome vem da Ordem dos Mínimos (em alemão, Paulaner Orden), que foi uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Paula em Neuhauser Straße, Munique no século XVI. A logo atual da cervejaria Paulaner é exatamente a figura do santo.

O grupo Paulaner possui cervejarias nas cidades de Rosenheim, AuerBräu, Thurn und Taxis, Miesbach e Ratisbona. 50,1% do capital pertencem ao grupo Brau Holding International, enquanto os outros 49,9% pertencem à holandesa Heineken.

Cervejas Paulaner: mais de quinze rótulos em produção

cervejaria-paulaner

Atualmente a Paulaner conta com mais de quinze rótulos em sua linha de produção, incluindo uma cerveja sem álcool que é bastante consumida durante o período de almoço, além de ser muito saborosa, possuir alta quantidade de vitamina b-12 e ter baixo valor energético, sendo menos calórica que um refresco de maçã.

Também produz um dos estilos alemães mais alcoólicos, as DoppelBock, que ficaram muito famosas durante os períodos de jejum dos monges, por serem muito nutritivas e consideradas como um pão liquido pelos monges. A Paulaner Salvator é uma das cervejas referência neste estilo e devido toda sua popularidade outras cervejarias começaram a utilizar o sufixo “ator” em seus rótulos para gozar da notoriedade do nome criado pela Paulaner.

Como se tudo isso não bastasse a Cervejaria Paulaner é considerada a maior cervejaria de Munique, a sua cerveja do estilo Munchner Hell é a mais vendida do mundo no estilo e é uma das seis cervejarias que podem oferecer suas cervejas na maior festa folclórica e cervejeira do mundo, a Oktoberfest! Para essa festa tão importante a Cervejaria Paulaner também produz uma cerveja exclusiva, a Paulaner Oktoberfest, servida no famoso copo Mass (em alemão: Maß), modelo com uma medida que originalmente se referia a 1,069 litros de cerveja.

Deixe uma resposta