Conheça 5 das Principais Cervejas da República Tcheca

13/04/2017 - Cervejarias, Curiosidades, Estilos de Cerveja

3.852 visualizações

Conheça 5 das Principais Cervejas da República Tcheca

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Antes de conhecer mais sobre as 5 das Principais Cervejas da República Tcheca, vamos a uma breve história de sua relação com a cerveja e importância no cenário cervejeiro mundial. A República Tcheca é hoje uma das nações economicamente mais desenvolvidas do extinto bloco comunista da URSS. Mas sua história com a cerveja começa ainda no século XIII, segundo dados históricos a primeira cerveja feita, onde hoje é o país, data do ano de 1118. No período medieval, o direito de fabricar cerveja era concedido somente pelo rei, mas em muitas cidades e vilarejos do antigo Reino da Boêmia, atual República Tcheca, mantinham seu próprio processo de fermentação para produzir suas cervejas.

Já sob regime do comunismo, durante um longo período, tomar uma cerveja com os amigos em um bar, era uma das poucas possibilidades de lazer permitidas. Em contrapartida durante essa época não houve investimentos no setor cervejeiro.

Um ponto positivo com isso foi que se mantiveram intactas as técnicas e tradições, com o mestre cervejeiro sendo o único que tomava as decisões. Já o lado negativo é que os avanços tecnológicos importantes só foram absorvidos recentemente e isso prejudicou a conquista de mercado mundial pelas cervejas Tchecas.

Mesmo não sendo um dos maiores produtores de cerveja do mundo, os tchecos ocupam a primeira posição no ranking mundial de consumo per capita de cerveja. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa alemã Bath-hass Group, no país a média de consumo anual é de 143 litros por habitante. Os Tchecos consomem cerveja inclusive durante as refeições, tem aqueles que até a chamam de “pão liquido”. Sem contar ainda, que por lá existem spas que usam cerveja como forma de relaxamento.

Conheça 5 das Principais Cervejas da República Tcheca

Além de toda a sua história com a bebida o país também tem grande importância no cenário cervejeiro mundial e seu povo muito orgulho de suas origens cervejeiras, pois foi por lá, na região da Boêmia, que surgiu um dos estilos de cervejas mais consumidos no planeta, a cerveja Pilsen. Conheça aqui 5 das Principais Cervejas da República Tcheca além, claro, da Pilsner Urquell, que é sua mais importante cerveja. Temos um post todinho somente sobre ela. Confira aqui!

Bernard Celebration – Desde o seu lançamento, em 1995, a Bernard Celebration é considerada por muitos tchecos a melhor cerveja especial da República Tcheca. O sabor e o aroma são delicados. Ela Passa por processo de microfiltragem, que substitui a pasteurização, e por refermentação na garrafa. A Cervejaria Bernard foi fundada em 1991 por Josef Vávra e Rudolf Šmejkal, que compraram uma cervejaria falida em um leilão, localizada na cidade de Humpolec, República Tcheca. Para diferenciar-se, a Bernard optou por produzir cervejas não-pasteurizadas, artesanais e feita com os melhores ingredientes. Graças a esses procedimentos, a Bernard se destaca pela harmonia entre o corpo e o amargor.

Primator Premium – Feita pela cervejaria Nachód, que foi eleita a melhor do país em 2007, a Primator Premium é uma Bohemian Pilsener, elaborada apenas com os melhores ingredientes naturais, meticuloso processo de produção e arredondada por uma longa maturação à temperatura de 1°C.

Praga – Essa é uma cerveja tcheca 100% puro malte e natural, que segue a Lei de Pureza, fabricada pela Cervejaria Budejovicky Mestansky Pivovar. Possui 4,7% de teor alcoólico e é rica em lúpulo Saaz. Muito refrescante, leve e fácil de beber.

1795 – A cerveja 1795 é também produzida pela Budejovicky Mestansky Pivovar, uma das cervejarias mais antigas da República Tcheca, fundada em 1795, na famosa cidade de Budweis, na Boêmia. A cerveja 1795 é feita sob rigorosos e tradicionais processos de produção da fabrica, com malte próprio e o lúpulo Saaz, o famoso lúpulo Tcheco.

Czechvar – Essa é a mais polêmica cerveja produzida também pela Budějovický Budvar. A cervejaria travou um duelo a tempos com a cervejaria Anheuser-Busch, que produz a Budweiser americana. Ambas as cervejas tem o mesmo nome. A Budweiser da República Tcheca, leva esse nome como referência a cidade de sua origem, Budweiss. Já a Budweiser americana, foi assim batizada porque o fundador da cervejaria comprou a fórmula da cerveja tipo pilsen, na cidade de Budweiss. O que acontece até hoje é que as duas marcas brigam judicialmente, em muitas partes do mundo, pelo nome Budweiser. Aqui no Brasil, por exemplo, onde a marca americana já havia sido registrada, a Budweiser da República Tcheca chega com o nome de Czechvar e em alguns países da Europa, claro e principalmente na República Tcheca, a Budweiser americana é comercializada com o nome de Bud.

Pack Czechvar

A Czechvar é uma pilsen autêntica, com sabores e aromas de lúpulo floral e malte especial

de R$ 48,80
por R$

31,90

Comprar

Deixe uma resposta