Erdinger: sinônimo de cerveja de trigo em todo o mundo

10/08/2017 - Cervejarias

1.471 visualizações

Erdinger: sinônimo de cerveja de trigo em todo o mundo

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

A Baviera é tradicionalmente conhecida pelas grandes produtoras de cervejas de trigo, concentrando quase 90% do mercado mundial deste estilo e produzindo em torno de 1.000 tipos diferentes. Nesse mercado, a Erdinger, sempre foi a maior referência global e é a grande disseminadora do conhecimento e consumo das famosas Weissbiers, não apenas para outras regiões da Alemanha, mas também tornando-se sinônimo de cerveja de trigo em todo o mundo.

A Erdinger foi fundada no ano de 1886, na cidade de Erding, sul da Alemanha. Pouco depois, em 1890, a cervejaria foi vendida para a família Stadlmaier da cidade de Munique. No ano de 1930 a cervejaria foi vendida para o grupo F.W. Otto AG, e passou a ser comandada por Franz Brombach, responsável por conduzir a tradicional cervejaria ao sucesso. No início da década de 90, atingiu a marca histórica superando 1 milhão de hectolitros produzidos, fazendo com que a cervejaria se tornasse, já no final dos anos 90, a maior no segmento de cervejas de trigo. Nesta época, a Erdinger passou também a ser exportada mundo afora, em uma estratégia para manter e consolidar a conquistada liderança na categoria.

Hoje a Erdinger é a mais consumida e famosa cerveja de trigo do mundo, comercializa seus produtos em mais de 80 países. Aproximadamente 15% da produção anual de 1.6 milhões de hectolitros é exportada. No Brasil a cerveja chegou oficialmente em 2000.

Conheça as cervejas da Erdinger

Desde o início, a Erdinger é uma cerveja não pasteurizada, produzida de acordo com a Lei de Pureza de 1516, a Reinheitsgebot . As cervejas da Erdinger não contém aditivos químicos, corantes, conservadores ou cereais não maltados, como o milho e o arroz.

Utiliza duas fermentações distintas, sendo a primeira fermentação alta (nos tanques) e a segunda, baixa (refermentada na garrafa). Este processo confere às cervejas da marca um paladar único, extremamente equilibrado e excelente “drinkability”. Além disso, são necessárias de três a quatro semanas para maturação – um complexo método de produção, que poucas cervejarias utilizam.

O mais fino malte de trigo e cevada, lúpulo selecionado e água pura e transparente dos poços da própria Erdinger compõem sua exclusiva receita. A linha de cervejas da marca é composta por 10 versões, algumas delas sazonais. Confira aqui alguns dos principais rótulos da Erdinger.

Cerveja Erdinger WeissbierErdinger Weissbier (clara) – Principal produto da empresa é uma cerveja de trigo com levedura fina e tradicional maturação dentro da própria garrafa. Trata-se de uma cerveja leve, muito aromática e refrescante, clássica entre as cervejas de trigo. Harmoniza com peixes e frutos do mar, saladas, grelhados, salsichas e pratos apimentados. Teor alcoólico: 5.3%.

ECerveja Erdinger Dunkel rdinger Dunkel (escura): Esta versão escura deve seu sabor encorpado ao fino lúpulo e ao malte tostado utilizados em sua produção. Levemente picante, contém uma proporção maior de extrato primitivo e, como as demais cervejas da linha, também adquire seu sabor harmônico na maturação dentro da garrafa. Teor alcoólico: 5.3%.

ECerveja Erdinger Alkoholfreirdinger Alkoholfrei (não alcoólica) – É a primeira cerveja isotônica para atletas e para todas as pessoas que buscam uma vida saudável. Totalmente natural e livre de aditivos químicos, gordura ou colesterol, mantém o sabor original da cerveja de trigo e contém apenas 25 calorias por 100ml. Contém todas as vitaminas do Complexo B, além de minerais como potássio, fósforo, etc.

ECerveja Erdinger Pikantusrdinger Pikantus (escura) – Cerveja escura tipo Bock, adquire seu sabor forte e completo através da utilização de selecionados maltes tostados de trigo e cevada e durante o longo período de maturação. Mesmo com um elevado índice de álcool, ela mantém seu sabor único e se torna o exemplo perfeito de uma cerveja forte, mas com excelente drinkability. Teor alcoólico: 7.3%

ECerveja Erdinger Oktoberfestrdinger Oktoberfest (clara) – Cerveja especialmente produzida para as comemorações da tradicional Oktoberfest, em Munique. Tem sabor frutado e intenso, com aroma de especiarias e coloração dourada escura, mantendo seu típico visual turvo. É uma cerveja de alta fermentação, produzida com malte de trigo e cevada e refermentada na própria garrafa. Teor alcoólico: 5.7%

ECerveja Erdinger Sommer Weissrdinger Sommer Weiss (clara) – Lançamento da Erdinger Weissbräu, essa é uma cerveja do estilo German Hefeweizen, com belo aroma de lúpulo frutado e com notas cítricas. Fabricada de acordo com a Lei de Pureza da Baviera essa é uma weizen com leve amargor aromático e muito e refrescante. Possui coloração dourada e 4,6% de teor alcoólico. Uma cerveja deliciosamente picante para os dias quentes. Teor alcoólico: 4.6%.

Como servir corretamente uma Cerveja de Trigo

E já que estamos falando de cerveja weiss, aprender a servir corretamente uma cerveja de trigo, torna perfeita a degustação da bebida. Para isso, basta uma garrafa gelada (a 8°C e armazenada na vertical, para que o trigo não deslize pela garrafa e o gás carbônico não escape na hora da abertura), o exclusivo copo weiss e seguir os seguintes passos:

  1. Enxágue o copo especial para weissbier com água fresca.
  2. Com o copo inclinado, sirva lentamente a cerveja, deixando dois dedos do líquido ainda na garrafa.
  3. Agite a garrafa com movimentos circulares para misturar a levedura depositada no fundo.
  4. Sirva o restante, formando uma coroa de espuma. A levedura ficará uniformemente dissolvida na cerveja, dando sua típica aparência turva.

Agora que você já sabe tudo sobre a cervejas da Erdiger e como apreciar melhor uma boa cerveja weiss, garanta as suas aqui!

 

Deixe uma resposta