Fuller’s: a mais famosa e tradicional cervejaria inglesa

26/08/2016 - Cervejarias

833 visualizações

Fuller’s: a mais famosa e tradicional cervejaria inglesa

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Fuller’s é a mais famosa e tradicional cervejaria inglesa, localizada em Chiswick, perto do rio Tâmisa, no subúrbio de Londres. Foi fundada em 1845 por John B. Fuller, Henry Smith e John Turner e hoje, além de produzir excelentes cervejas, o grupo se diversificou e também administra 400 pubs e 28 hotéis e pousadas na Inglaterra. A cervejaria é internacionalmente conhecida pelos seus rótulos clássicos e estilos impecáveis. Uma de suas produções mais famosas, a London Pride, é a autêntica representante do robusto estilo Ale inglês e a grande referência do estilo English Pale Ale. Outra cerveja clássica, produzida desde 1971, é a Fuller’s ESB, abreviação de Extra Special Bitter. O interessante é que na Inglaterra esta denominação ESB passou a ser uma marca registrada da Fuller’s, mas no restante do mundo acabou sendo usada para designar uma cerveja amarga, maltada e de cor avermelhada.

Hoje a Fuller’s produz 14 estilos em seu portfólio clássico, além das edições sazonais, como é cervejaria-fullers o caso da Fuller’s Brewer’s Reverse N°4 maturada por um ano em barris de carvalho francês do Armagnac Old Comte de Lauvia. Os sabores deste Armagnac foram absorvidos pelo barril, resultando em uma leve acidez, baunilha e um toque de chocolate. A Fuller’s é, e continuará sendo, uma das maiores referências de qualidade e tradição no mundo cervejeiro.

A Double Stout é a segunda da série, feita a partir de uma receita que data de 1893 – tempo em que “stout” significava “forte”. Seu ingrediente de maior destaque também é o malte Plumage Archer, cuidadosamente maltado e torrado segundo os métodos do século XIX. (Foreign Extra Stout, 7.4% ABV). A Old Burton é a terceira da série Past Masters, feita a partir de uma receita encontrada nos cadernos da Fuller’s de 10 de Setembro de 1930. John Keeling, o mestre-cervejeiro da Fuller’s, disse sobre esta cerveja que resgata o passado: “A Old Burton Extra é um estilo de cerveja não compreendido, que desapareceu no início do século passado”. Os lúpulos usados foram o English Fuggles e Goldings. É uma ale rica, dourada, de caráter bem maltado e incrível balanço de doçura.

Projeto Fuller’s Past Masters

cervejaria-fullersBaseada no seu Brew Book, um livro que documenta todas as receitas já fabricadas na cervejaria desde a sua fundação, em 1845, a Fuller’s já relançou três de suas receitas clássicas, redescobrindo seu próprio passado. A idéia é respeitar ao máximo as condições da fabricação original, desde a escolha dos ingredientes até as técnicas usadas na época. Para iniciar o projeto Fuller’s Past Master, a Fuller’s escolheu a XX Strong Ale, uma cerveja cuja receita original data de 1891. A receita fazia menção a um tipo de malte há muito tempo esquecido, o Plumage Archer, que foi recriado com a ajuda de especialistas. O diretor da Fuller’s, John Roberts, diz que a XX Strong Ale “é uma autêntica representante do estilo, que contém história e herança em cada gota”. A cerveja tem 7.5% ABV e é envasada nas tradicionais garrafas de 500ml da Fuller’s.

Deixe uma resposta