Spencer Brewery: a primeira cerveja trapista das Américas

02/05/2016 - Cervejarias

1.313 visualizações

Spencer Brewery: a primeira cerveja trapista das Américas

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

A Spencer Brewery é uma das 11 do mundo autorizadas a usar o selo de cerveja trapista. Mas não é só esse fato que merece o nosso amor, a Spencer ainda consegue surpreender a cada dia. Apesar de ser “nova” dentro da ordem das cervejas Trapistas certificadas pela ITA (international trapista association), ela já chegou com tudo!

A Cervejaria Spencer

cervejaria-spencer-isaacAs atividades e produções da cervejaria Spencer começaram em 2013, sendo o primeiro monastério fora da Europa a receber o selo trapista. Ou seja, a primeira cervejaria trapista das Américas, tudo isso com menos de 3 anos de vida.

A ideia da cervejaria começou com o monge Isaac (da foto ao lado), quando ele percebeu que a venda de compotas e geleias já não era mais o suficiente para manter o monastério. Assim ele acabou indo para a Bélgica, a fim de aprender a fazer a genuína cerveja trapista dos monges.  Os monges americanos precisaram de um empréstimo bancário, e assim em dezembro de 2013 se deu início a cervejaria Spencer.

Foram aproximadamente 24 tentativas até chegar a fórmula da famosa Spencer Trappist Ale, que leva 37 dias para ser produzida e tem 6,5% de álcool. Para quem gostaria de prova-la, é melhor ir até o estado de Massachussetes nos Estados Unidos para conhecer a cervejaria. Porque seus 4.000 rótulos produzidos por semana, geralmente já são previamente comprados e saem de lá assim que são produzidas.

Os monges são autorizados a beber a cerveja nos domingos. Nas palavras do próprio Isac: “Talvez, um dia, o abade permita a gente beber com mais frequência”. Que ainda diz que a cerveja “é uma maneira de louvar a Deus e tornar o mundo um lugar melhor para se viver”.

Rótulos da Spencer Brewery

cervejaria-spencer

No final de 2015 a cervejaria Spencer, que contava com apenas 3 rótulos em sua produção lançou uma Stout, indo contra todas as outras cervejarias trapistas que até então não haviam lançado nenhuma cerveja fora dos estilos já consagrados como trapistas ou cervejas de abadia (dubel, tripel, quadrupel).

Esse lançamento causou polemica no mundo cervejeiro e alguns problemas, pois o guia do BJCP não previa na categoria Cerveja Trapista nenhuma Stout, ou seja, o guia precisa ser atualizado e revisto os critérios da categoria Trapist Ale! Vale ressaltar que Trapista não é um estilo e sim uma denominação para as cervejas que são produzidas dentro dos monastérios que atendem a uma série de requisitos. Dito isso a Spencer Brewery atacou de novo os fãs das trapistas tradicionais e mais uma vez lança algo fora da curva!

Então, atualmente a cervejaria Spencer produz 4 rótulos de cerveja. São eles:

  • Spencer Trappist Ale, uma Belgian Pale Ale com teor alcoólico de 6,50%;
  • Spencer Trappist Holiday Ale, uma Belgian Strong Dark Ale com 8,70% de teor alcoólico;
  • Spencer Trappist India Pale Ale, uma American IPA com 7,20% de teor alcoólico;
  • Spencer Trappist Russian Imperial Stout, uma Russian Imperial Stout com teor alcoólico de 8.70%.

E ai, qual será o próximo lançamento da cervejaria Spencer?

Cervejas Trapistas!

Deixe uma resposta