Uma viagem pela La Trappe – a renomada Trapista da Holanda

21/09/2017 - Cervejarias

1.560 visualizações

Uma viagem pela La Trappe – a renomada Trapista da Holanda

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Terra do famoso pintor Vincent van Gogh, a Holanda, oficialmente Países Baixos, é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos localizada na Europa ocidental.  Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a Holanda ocupa o sexto lugar na lista dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Sua mais conhecida cidade, Amsterdã, é mundialmente famosa por seus canais, bicicletas e pela liberdade da população. Além disso, o país é conhecido por suas tulipas, queijo gouda, moinhos de vento, artistas visuais e por sua política liberal.

Além das marcas de cervejas mais conhecidas e exportada para o mundo todo, como a  Heineken,  Amstel,  Oranjeboom e Grolsch, há uma preciosidade que a Holanda abriga: uma das mais famosas cervejarias e mosteiros Trapista do mundo, o Koningshoeven, que produz as cervejas La Trappe. Com mais de 125 anos de história na produção de cerveja, o mosteiro é o que possui mais rótulos dentre as Trapistas, produz mais de 7 cervejas diferentes.

Localizado na pequena cidade de Tilburg, ao sul da Holanda, o mosteiro é carregado de cultura e muita história. A La Trappe passou por um processo de modernização da cervejaria em 1989. Em 1999 adquiriu uma nova fábrica de garrafas para assegurar a qualidade das cervejas também no futuro. Aberta a visitações, desde 1984 o número de visitantes cresceu tanto que foi necessária uma nova Sala de degustação. A Sala foi projetada, em 2008, como um celeiro de ovelhas, onde tudo começou. Segundo a própria cervejaria a visita à Abadia da La Trappe é uma experiência única, que deve ser vivida de perto.

No passeio pela cervejaria, que dura cerca de 50 minutos, o visitante conhece de perto todos os aspectos do processo de produção e os edifícios característicos nas instalações da abadia. Também faz parte do passeio assistir a um pequeno filme de cerca de 20 minutos, no qual eles mostram tudo sobre a vida no mosteiro e a história da cervejaria. No final, você pode saborear as deliciosas cervejas Trapistas. Se escolher a visita extra especial, você poderá combinar a sua excursão com uma degustação de cervejas, com quatro diferentes copos de degustação La Trappe.

Você pode ainda fazer uma visita a sala de degustação, com um almoço composto de pratos da abadia. Além disso, o mosteiro oferece uma loja com os seus produtos disponíveis para venda, bem como biscoitos, chocolate, pão de cerveja, pão de salsicha e pão de passa. A loja de presentes da abadia também vende produtos de outros mosteiros, como sabão, queijo, geleia e mostarda.

E para finalizar, a visita a Abadia pode se tornar ainda mais incrível. Não o bastante suas cervejas, gastronomia e produtos Trapistas, o mosteiro oferece ao turista cervejeiro uma trilha de bicicleta. A abadia La Trappe está localizada em uma bela área rural que vale a pena descobrir com esse tipo de passeio. As trilhas de bicicleta começam na cervejaria e levam ao longo das partes mais bonitas da Campine ou Brabant. Você pode escolher uma das cinco rotas através das características de aldeias e paisagens intactas.

As cervejas La Trappe são Ales únicas fabricadas com paciência, paixão e artesanalmente tradicional, de acordo com as receitas secreta dos monges Trapistas. Provavelmente se você leu até aqui, você não precisará de mais motivos para visitar essa cervejaria em uma futura viajem pela Holanda, não é mesmo?

Se você quer conhecer e se aprofundar mais na história das cervejas La Trappe, temos um post te esperando aqui: Cervejas La Trappe: para beber de joelhos.

Deixe uma resposta