10 livros cervejeiros que você precisa conhecer

19/07/2017 - Curiosidades

3.106 visualizações

10 livros cervejeiros que você precisa conhecer

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Para você que aprecia uma boa cerveja especial, além da degustação, é importante também conhecer mais sobre a vasta cultura que está a cerca dessa bebida milenar e sobre o grande universo cervejeiro. E foi pensado nisso que muitos escritores, estudiosos e profissionais do mercado da cerveja, transportaram seus conhecimentos para seus livros. Mais do que buscar conteúdo relevante na internet, hoje também queremos indicar 10 livros cervejeiros que você precisa conhecer, estudar e ter em sua casa para virar um expert em assuntos cervejeiros.

10 livros cervejeiros que você deve ler

A Mesa do Mestre Cervejeiro, de Garret Oliver1 – A Mesa do Mestre Cervejeiro, de Garret Oliver – Neste livro Garret Oliver, mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery  e a maior autoridade em cerveja nos EUA, revela por que a verdadeira cerveja, artesanal, é o melhor tipo de harmonização para toda e qualquer refeição. Comprova a versatilidade da cerveja na harmonização com os alimentos. Além disso, ele mostra seu processo de fabricação, história e os mais diferentes estilos de cerveja de todo o mundo. É o livro perfeito para os apaixonados por cerveja e gastronomia.

2 1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer, de Adrian Tierney-Jones– 1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer, de Adrian Tierney-Jones – Este é o livro perfeito para quem adora uma boa lista e no caso, boa mesmo. Da série 1001, o livro traz 1001 cervejas que todo mundo deve beber um dia. São rótulos dos mais variados estilo e países, inclusive do Brasil. Vale muito dedicar um tempo para a leitura.

3Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado – Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado – Perfeito para iniciantes no assunto, este livro apresenta uma base de conhecimento de forma bem didática. Fala sobre a história da cerveja, processos de produção, insumos, estilos, culturas de países cervejeiro, gastronomia e negócios. É um bom livro para se ter um panorama geral sobre a bebida.

4Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, de Michael Jackson  – Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, de Michael Jackson – Simplesmente esse é um dos maiores nomes da cereja no mundo. Michael Jackson é um jornalista britânico que ficou mundialmente conhecido como Beer Hunter, ele contribui significativamente para a cultura cervejeira, procurando e catalogando diversos rótulo e estilo pelo mundo todo. Escreveu vários livros, mas esse é o único que foi traduzido para o português. Um formato mais curto, mas que vale muito a pena ter acesso a cada palavra do mestre.

5Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink, de Randy Mosher – Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink, de Randy Mosher – Se você quer aprender a degustar cerveja, esse é o livro mais indicado. Nele o autor explica sobre os aromas e sabores da cerveja e a relação com o processo de produção da bebida. Com ele você vai aprender a identificar as características de aroma e sabores da cerveja e ainda conhecer um guia de estilos detalhado, para auxiliar no seu estudo sobre as variedades da bebida.

6O Atlas Mundial da Cerveja, de Tim Webb e Stephen BeaumontO Atlas Mundial da Cerveja, de Tim Webb e Stephen Beaumont – Neste livro são analisadas mais de 500 cervejas de mais de 30 países, inclusive do Brasil. Das ales dos monges trapistas da Bélgica à bia hoì do Vietnã, até o crescente mercado das cervejarias artesanais brasileiras. Além disso o livro apresenta informações detalhadas sobre a cerveja e seu processo de produção e mapas com indicação das cervejarias.

7O Livro da Cerveja, de Tim Hampson – O Livro da Cerveja, de Tim Hampson  O livro da cerveja traz uma panorama minucioso sobre a atividade cervejeira mundial. São 352 páginas, nas quais a obra apresenta mais de 800 cervejarias, com descrições precisas de 1.700 rótulos e informações como intensidade de sabores, uso de ingredientes incomuns, graduação alcoólica e análises visual, olfativa e gustativa. E para os chamados turistas cervejeirso, o livro mostra um belo roteiro cervejeiro com indicações de passeios pelas cervejarias destacadas no livro.

8The Complete Homebrew Beer Book, de George HummelThe Complete Homebrew Beer Book, de George Hummel – Esse é o livro perfeito para que gosta além de degustar, também de criar suas cervejas em casa. Nele George Hummel apresenta o passo-a-passo para produzir cerveja em casa, equipamento e mais de 200 receitas para quem quer se aventurar na produção caseira.

9The Oxford Companion to BeerThe Oxford Companion to Beer (Garret Oliver) – Escrito por vários especialistas em cerveja e Garret Oliver como curador, o livro traz mais de 1000 tópicos, explicando detalhadamente cada um deles. Inclusive conta com um colaborador brasileiro, Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado.

10O Catecismo da Cerveja, de Conrad SeidlO Catecismo da Cerveja, de Conrad Seidl – Escrito por ninguém menos que Conrad Seidl, considerado o Papa da cerveja, esse livro explica tudo sobre cerveja de forma clara, acabando com as dúvidas do apreciador e mostrando que assim como o vinho, a cerveja também é cultura e um meio de conhecer costumes e comportamento dos povos.

E aí, você também tem alguns livros cervejeiros para nos indicar? Deixe nos comentários!

 

 

 

Deixe uma resposta