A cerveja na Terra da Rainha

25/10/2016 - Curiosidades

731 visualizações

A cerveja na Terra da Rainha

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Dentre os maiores produtores de cerveja da Europa, está a Inglaterra. Bastante diferente das escolas alemã e belga, a escola Inglesa é marcada por suas famosas Ales. A cerveja na Terra da Rainha, em sua grande maioria são escuras e as vezes condicionadas em barricas de carvalho. Da escola inglesa originaram-se estilos como Bitter, English Pale Ale, Brown Ale e por aí vai.

Londres, sua capital, é a maior cidade da Europa, possui mais de 1580 km quadrados de extensão. Ao lado de New York, Tóquio e Paris é também uma importante cidade global e um dos maiores e mais influentes centros econômicos do mundo. Há quase um ano em Londres, Victor Bientinesi, classifica a cidade como um lugar de todos. “Acho Londres uma cidade incrível, agitada, extremamente bonita, com uma diversidade enorme de pessoas, culturas, comidas, restaurantes, pubs e clubes. É uma cidade onde é possível encontrar pessoas e culturas do mundo todo e todos tem seu espaço. Há um ditado por aqui que diz que “Londres é para todos” e para mim isso define a cidade”, diz Bientinesi.

Dentre os Reais Jardins Botânicos de Kew, a London Eye, o Big Ben, a Tower Bridge e tantos outros pontos turísticos de Londres,a-cerveja-na-terra-da-rainha está uma das mais importantes instituições britânicas: os pubs. Um dos hábitos mais comuns entre os londrinos é sair do trabalho direto para um pub. Faça chuva ou faça sol, esse é um ato sagrado e que ninguém dispensa. Dos mais clássicos e históricos aos mais modernos, são mais de 4 mil pubs espalhados pela cidade. Londres e pub são praticamente uma coisa só.

Segundo Victor Bientinesi, cada pub se destaca de alguma forma, seja pela variedade de cervejas, pela boa música, pela temática do ambiente, que vai desde temas históricos da cidade, de guerra, dos castelos, estações de trem, bandas, entre vários outras características que tornam famosos os pubs de lá. “Um dos pubs que chamou muito a minha atenção é o The Pilot, na região de North Greenwhich. Sua decoração faz parecer que você está dentro de um navio e tem uma grande variedade de cervejas Fuller’s”, conta Bientinesi.

Além de ter essa infinidade de pubs e lugares incríveis para tomar uma boa cerveja, a cidade ainda abriga a fábrica da cervejaria Fuller’s, a mais  famosa e tradicional cervejaria inglesa. Localizada as margens do rio Tâmisa, no bairro Chiswick, ela foi fundada cervejaria-fullersem 1845 por John B. Fuller, Henry Smith e John Turner e hoje, além de produzir excelentes cervejas, o grupo se diversificou e também administra 400 pubs e 28 hotéis e pousadas na Inglaterra. A visita guiada a fábrica é uma atração imperdível. Ao se aproximar das instalações, um delicioso aroma de malte pode ser percebido no ar. A visita é dinâmica e mostra todo seu processo de produção, instalações, história e termina com uma boa degustação, da maioria das cervejas Fuller’s, no pub da fábrica.

Outra boa pedida para curtir cervejas em Londres é conhecer o bairro Bermondsey. Com um charme único, o bairro familiar fica badalado aos sábados, com mercado de comida de todos os lugares, lojas de móveis vintage, drinks exóticos e uma atmosfera bem mista. Um local de pequenas empresas que está dando espaço as micro cervejarias artesanais. Por lá está a maior concentração de micro cervejarias artesanais de Londres, o que atrai os aficionados por cerveja à um tour por três ou mais cervejarias. Ainda não é uma região muito frequentada por turistas, mas já caiu no gosto dos londrinos, principalmente quando o negócio é descobrir o novo.

Londres é um ótimo destino para quem quer conhecer um lugar turístico, cheio de monumentos, museus e paisagens de cartão postal, sem deixar de lado a boa experiência de conhecer e saborear excelentes cervejas, em seus pubs originais.

Deixe uma resposta