Baviera: a perfeição para apreciadores de cerveja

25/08/2016 - Curiosidades

1.492 visualizações

Baviera: a perfeição para apreciadores de cerveja

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Dona da famosa lei da Pureza, que acabou de completar 500 anos, a Alemanha é reconhecida pela qualidade de suas cervejas e pela forma como trata essa bebida milenar. O país, que é o maior produtor e consumidor de cerveja na Europa, traz uma média de consumo anual de mais de 100 litros de cerveja por pessoa, além de possuir dois dos registros históricos mais antigos relacionados à cerveja na Europa. Praticamente em cada região, cidade, vila ou bairro na Alemanha existe uma cervejaria. Uma viagem pela Alemanha é com certeza um excelente destino cervejeiro. As atrações são inúmeras e a região da Baviera merece destaque especial, é a perfeição para apreciadores de cerveja .

Localizada no sul do país, a Baviera fascina seus visitantes com seus vários vilarejos charmosos, picos de montanhas cobertos de neve, grandiosos castelos e claro, com sua vasta produção de cerveja. Em praticamente todo vilarejo existe uma fábrica de cerveja, e em alguns, até mesmo mais de uma. Por lá o consumo per capita de cerveja é um dos maiores do mundo.

cervejas-da-baviera1Munique é a principal e maior cidade da região. Famosa pela sua Oktoberfest, a cidade reuni algumas das mais importantes cervejarias alemãs. Em Munique você pode conhecer e fazer os famosos tours cervejeiros para conferir de perto a qualidade e produção de suas cervejas. As opções são várias, mas uma boa pedida é começar direto pela primeira. A cervejaria Augustiner foi fundada no ano de 1328 e é a mais antiga de Munique. A fábrica é uma ótima opção para tomar uma Augustiner e apreciar a culinária alemã. Parada obrigatória também em Munique é na Hofbrauhaus, é um clássico tomar sua cerveja em canecões de 500ml. Uma outra que jamais pode ficar fora desse roteiro é a Paulaner. É possível apreciar essa bela cerveja em uma de suas Bräuhaus, que estão espalhadas pela cidade, ou até mesmo realizar um tour pela cervejaria.

Munique também possui muitos biergarten que, traduzindo ao pé da letra, significa “jardins de cerveja”. Um lugar ao ar livre, com mesas comunitárias em que o principal objetivo é um bom bate papo com os amigos e tomar boas cervejas. O Hirschgarten é o maior biergarten de Munique e do mundo, possui lugar para até 8 mil pessoas e serve a cerveja da marca local Augustiner.

Seguindo para o interior da Baviera você pode se aventurar em uma rota menos conhecida pelos turistas e um tanto quanto mais interessante para os apreciadores de cerveja. Nuremberg é a segunda maior cidade da Baviera e está localizada a 170 quilômetros de Munique. Foi palco de muitas reuniões do partido nazista e posteriormente foi o local de julgamento de alguns chefes nazistas, o chamado “Julgamento de Nuremberg”. A cidade esconde até hoje seus tuneis subterrâneos, que foram usados como abrigo durante a Segunda Guerra Mundial e servem de adega para cervejarias. A visita a essas adegas é um espetáculo à parte, no qual você pode conhecer e vivenciar toda sua história, como elas foram criadas e suas curiosidades. A cidade conta com a presença de cervejarias clássicas e icônicas, como a Tucher, por exemplo, uma das mais antigas da região.

Bamberg é talvez um dos principais lugares da Baviera para curtir um roteiro cervejeiro. Além da cerveja a cidade é historicamentecervejas-da-baviera2 muito rica e reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Opções de cervejaria não faltam por lá, inclusive é a cidade com maior número de cervejarias por habitante do mundo. São várias cervejarias produzindo mais de 50 tipos de diferentes de cerveja. A Aecht Schlenkerla Rauchbier é a principal da cidade e provar sua Rauchbier, direto da fonte é com certeza uma boa experiência. Em Bamberg está também o Museu Francônio da Cerveja, onde você pode aprender sobre a Francônia e suas cervejas e ainda curtir uma bela vista da cidade, já que ele está localizada no Mosteiro Michelsberg, no alto da cidade.

A Baviera é com certeza um dos melhores lugares do mundo para apreciar uma boa cerveja. A produção é gigantesca e seu consumo interno também não deixa a desejar. Em todas as cidades, vilarejos e regiões da Baviera sempre será possível encontrar boas cervejarias e os melhores goles.

Se você não vai pegar o avião amanhã mesmo para a Alemanha, mas ficou com água na boca só de pensar em tanta cerveja boa, basta clicar aqui e conferir as melhores cervejas alemãs.

Deixe uma resposta