Cervejas envelhecidas em madeira – saiba tudo sobre essa deliciosa tendência

15/01/2018 - Curiosidades, Estilos de Cerveja

9.358 visualizações

Cervejas envelhecidas em madeira – saiba tudo sobre essa deliciosa tendência

Fernanda Severo
Sommelière de Cervejas, Técnica Cervejeira e Editora do Blog Pitada de Cevada

Você, cervejeiro antenado nas novidades do universo da cevada, e sempre ligado em tudo sobre cerveja deve ter percebido o “boom” de lançamentos de rótulos de cervejas envelhecidas em madeira. Esse tipo de cerveja, costumam apresentar opções complexas, deliciosas e trazem interessantes aspectos da madeira para o nosso sensorial. De alguns anos para cá, essa técnica começou a ser adotada por diversas cervejarias nacionais e, então, virou tendência no mercado brasileiro. Que sorte a nossa!

Cervejas envelhecidas em madeira – Saiba o que são as “Wood and Barrel Aged Beers”

As cervejas envelhecidas em madeira são bastante diversas e, certamente, diferentes da cerveja comum. Podem ter diferentes bases, ou seja, não existe um único estilo de cerveja que possa ser produzido dessa forma. Elas podem ser de baixa ou alta fermentação. Entre os mais comuns, por exemplo, estão as Porters, Stouts, Barleywines, Saisons e Sours.

O grande diferencial das Wood and Barrel Aged é justamente o fato de elas passarem o tempo de maturação em contato com a madeira. Isso, com o objetivo de extrair características desse material. As Barrel Aged Beers são feitas através da moda antiga, dentro de um barril. Já as Wood Aged Beers recebem a adição de lascas da madeira no tanque de maturação. O mais legal é que o cervejeiro pode nos surpreender utilizando diferentes tipos, como carvalho ou amburana, ou utilizar barris que já receberam outras bebidas, como uísque, vinho e rum.

Por quanto tempo a cerveja é maturada no barril?

Nesse processo de produção de cerveja, o período de tempo em que a cerveja é maturada no barril de madeira depende da receita de cada cervejeiro. Geralmente, ela pode maturar de 1 a 3 anos para ganhar o perfil amadeirado desejado como resultado final. A partir de 6 meses de maturação em barris, a cerveja pode receber a ação de bactérias ou leveduras selvagens, mas não se preocupe pois ela trazem características bem vindas para as Wood and Barrel Aged Beers.

Principais características sensoriais

Cervejas envelhecidas em madeira são intensas. Além das notas da própria madeira utilizada, é possível encontrar toques de baunilha, coco e cereja. Caso a cerveja tenha passado pelo barril de outras bebidas (vinho, uísque, cachaça, etc), ela vai adquirir características semelhantes no aroma e paladar. Ela também costuma agregar traços complexos e maior teor alcoólico. Caso as leveduras selvagens entrem em ação, será possível sentir toques de acidez e sabores que vão te remeter a uma tarde na fazenda.

4 cervejas envelhecidas em madeira

Amburana Lager – Way Beer – Quem disse que cervejas de baixa fermentação não combinam com maturação em madeira? A Amburana Lager, da Way, provou que essa união dá muito certo. Certamente o resultado foi uma Lager encorpada e com notas amadeiradas de amburana.

Saison au Vin – Tupiniquim – A Tupiniquim vem criando ótimos rótulos na sua série Barrel Aged. A Saison Au Vin foi envelhecida em barris de vinho do Porto. Portanto é um tipo de cerveja condimentada, com notas de vinho, frutas e acidez na medida certa.

cervejas envelhecidas em madeira

4 Blés – Bodebrown – A cervejaria curitibana Bodebrown também é famosa por realizar experiências com madeira. A 4 Blés é uma Dark Strong Ale produzida com 4 tipos de trigo diferentes. Além de damascos, tâmaras e chips de carvalho em sua composição. Porém só existem 1.654 garrafas numeradas.

KBS – Founders – Essa Imperial Stout é um clássico da Founders. Além disso, essa cerveja é uma das poucas a conquistar nota 100 no Ratebeer. Ela é envelhecida durante um ano em barril de Bourbon, tem adição de baunilha e café, tudo isso dentro de 12,4% de teor alcoólico.

Quer saber como é feita a maturação de cerveja em barril? Confira aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!