Muito além de praias e Hollywood, conheça cervejas incríveis na Califórnia

24/01/2017 - Cervejarias, Curiosidades

1.277 visualizações

Muito além de praias e Hollywood, conheça cervejas incríveis na Califórnia

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Destinos como Alemanha, Bélgica e República Tcheca, são os mais tradicionais e com certeza devem estar na lista dos viajantes cervejeiros, mas há outro lugar que merece e vem ganhando grande destaque no cenário cervejeiro, principalmente das artesanais. O estado da Califórnia, nos EUA, tem se firmado como um grande ponto turístico para os amantes do malte, lúpulos e leveduras. São mais de 500 fábricas em operação e 240 planejadas produzindo cervejas incríveis na Califórnia.

Anchor Brewery

Líder americano na produção de cervejas artesanais, a Califórnia vem conquistando o público com suas famosas e amargas IPAs. A variedade nesse estilo é grande e com índices de amargor que podem chegar aos 120 IBUs, o que é preferência local. E por falar em preferência local, consumir produtos locais é um hábito que influencia diretamente na experiência do visitante. Em um supermercado, você irá encontrar grandes marcas de cervejas do mundo, mas, com certeza, terá muito mais rótulos californianos.

Com tantas cervejarias artesanais em atividade, a Califórnia se tornou um grande atrativo para os cervejeiros e já está preparada para isso. Mais do que buscar a Costa Leste Americana para conhecer Los Angeles, com sua Hollywood, ou a Disneyland, muitos visitantes estão em busca de boas cervejas na Califórnia. Entre paisagens maravilhosas e cervejarias incríveis, há muita coisa para aproveitar e uma boa pedida é o tour cervejeiro, esse serviço é disponibilizado por agências de turismo especializadas. De modo geral o tour consiste em passeio pela fábrica, para conhecer as instalações, o processo de produção e beber direto da fonte, já que a maioria dos locais tem seu restaurante ou tap room.

São Francisco e San Diego são paradas obrigatórias em seu roteiro. Começando por São Francisco, no topo da lista está a Anchor Brewery, uma das cervejarias mais antigas dos Estados Unidos. Uma visita à fábrica vale muito a pena, mas agende o tour com antecedência, pois o número de visitantes que eles recebem diariamente é gigantesco. Além da cervejaria, São Francisco possui uma série de bares, nos quais é possível encontrar diversos tipos de cerveja.

Stone Brewing no aeroporto de San Diego

Em San Diego, o San Diego Brewers Guild, uma espécie de associação que tem a missão de promover a consciência e aumentar a visibilidade da cerveja fresca, produzida localmente, através da educação e participação em eventos da comunidade, reúne hoje mais de 70 cervejarias. Uma das mais conhecidas de San Diego é a Stone Brewing Company, com uma enorme sede em Escondido, conta ainda com várias lojas, uma fazenda e bares no parque PetCo, na Liberty Station, e no aeroporto de San Diego. Por lá, você ainda pode encontrar as cervejarias artesanais Lost Abbey,  Alesmith e a Ballast Point  e ainda divertidos passeios de cervejas, como Brew Hop, para provar cervejas artesanais em lugares bacanas e compartilhar informações com outras pessoas, durante o trajeto.

Localizada em Chico-CA, a Sierra Nevada é a segunda maior cervejaria artesanal em produção dos Estados Unidos, claro que uma visita à fábrica, para conhecer de perto, toda sua estrutura e beber direto da fonte, é indispensável para os amantes do líquido sagrado. No restaurante que fica junto à fábrica, você pode ainda degustar algumas das cervejas criadas nos beer camps, os famosos campeonatos organizados pela cervejaria.

Além dessas, existem muitas outras cervejarias artesanais e infinitos lugares para beber boas cerveja na Califórnia. A variedade é imensa, desde suas famosas e amargas IPAs, até aquelas com os mais inusitados ingredientes. Com produção de cerveja de uma ponta a outra do estado, na Califórnia não existem limites para criar uma receita fora do comum. Se você já está pensando em preparar a mala e sair rumo a esse paraíso, uma dica é contar com o site da associação de cervejeiros da região da Califórnia, eles disponibilizam um mapa das cervejarias do estado, que te ajuda a planejar sua rota de degustações e aproveitar tudo do trajeto.

Quer sabe mais sobre o mercado das artesanais nos EUA, confira a matéria Do Brooklyn a Manhattan: um roteiro cervejeiro em NY.

Deixe uma resposta