Conheça a tradição da escola cervejeira alemã

21/09/2017 - Curiosidades, Notícias

1.055 visualizações

Conheça a tradição da escola cervejeira alemã

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Afinal, o que são Escolas Cervejeiras? As escolas cervejeiras são regiões que produzem cervejas há muitos anos, seguindo alguns critérios e parâmetros. São grandes nações que influenciaram a cerveja produzida no mundo todo. As grandes Escolas Cervejeiras são: Alemã, Belga, Britânica e Americana, que é a mais recente. Nesse primeiro posts sobre as escolas cervejeiras, trazemos para você uma visão geral da tradição da escola cervejeira alemã.

Escola cervejeira alemã

Quando se fala em cultura cervejeira facilmente pensamos nas famosas e tradicionais cervejas Alemãs. A Escola Alemã é possivelmente a mais tradicional de todas. Foi por lá que surgiu a Reinheitsgebot, Lei da Pureza, que em 1516, determinou que cerveja fosse feita somente com água, malte e lúpulo, na época a levedura ainda não era conhecida, sendo incorporada tempos depois. Foi na Alemanha também que surgiu  a Lager, família de cerveja mais consumida no mundo.

A escola cervejeira alemã traz como características a eficiência, qualidade técnica e com a maioria dos estilos das suas cervejas pertencendo à família das Lagers, como a Pilsen, Bock, Dunkel, Helles, Rauchbier e Schwarzbier. Porem sua receita mais famosa é uma cerveja Ale, a tradicional Weissbier, ou como costumamos falar por aqui, cerveja de trigo. Também apresenta outras boas Ales como Altbier e Kölsch.

Na Alemanha, praticamente cada cidade, vila ou bairro possui sua cervejaria regional. São mais de 5 mil marcas de cerveja existentes no mais, que batem de frente e se mantem competitivas com grandes corporações no mercado.

Vale lembrar que a Áustria e Republica Tcheca fazem parte da escola alemã. Foi na República Tcheca, inclusive, que surgiu a cerveja Pilsner Urquell, dando origem ao estilo de cerveja Pilsen, a receita de cerveja Lager mais copiada do mundo todo. no post “Pilsner Urquell: a cerveja que criou o estilo mais consumido do mundo“, nós contamos tudo sobre a criação desse ícone.

A Oktoberfest

Os alemães também são os donos da mais famosa e tradicional festa cervejeira do mundo, a Oktoberfest. A festa surgiu com o casamento do príncipe Luis I, futuro Rei da Baviera, com princesa Teresa da Saxônia. A comemoração durou uma semana inteira e foi tão boa que se repetiu no ano seguinte, no próximo e nunca mais deixou de existir, ficando conhecida como a Oktoberfest. A festa é tão grande e cheia de história que merece um post só para ela, confira em “Oktoberfest: saiba tudo sobre um dos maiores festivais do mundo

Erdinger Pikantus

Erdinger Weissbier Pikantus é uma cerveja forte fruto de um processo mais demorado de amadurecimento.

de R$ 26,90
por R$

16,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta