Futebol e Cerveja: apreciados por torcedores do mundo todo

Futebol e Cerveja: apreciados por torcedores do mundo todo

Walter Jaworski
Desenvolvedor Web e Apreciador de cerveja e futebol

Futebol e Cerveja sempre foi uma combinação muito apreciada por torcedores de todo o mundo. Não importa qual competição você esteja assistindo, ou até mesmo vendo imagens e vídeos, a cerveja e o futebol sempre estão juntos, seja em naming rights, placas no estádio ou em forma de patrocínio no uniforme das equipes.

Esta relação tem algumas polêmicas recentes, em se tratando do futebol brasileiro, mas lá fora é comum encontrar uma ligação entre o esporte mais popular do mundo com a bebida alcoólica mais consumida do globo.

Uniforme de cerveja?

futebol-e-cervejaTalvez uma das ações mais inusitadas surgidas desta fusão entre futebol e cerveja, ocorreu em junho de 2014 quando o Deportivo de Lugo, um modesto clube espanhol que atualmente disputa a segunda divisão e patrocinado pela Estrella Galícia, lançou um uniforme diferente para sua pré-temporada. A camisa do clube faz alusão a um copo de cerveja, mas não é só isso, além da estampa a camisa também é texturizada.

Junto com essa novidade, a fornecedora de material esportivo lançou também uma camisa onde homenageia uma das iguarias mais apreciadas na região e que casa muito bem com a famosa loira gelada, o tentáculo de polvo que, assim como a camisa do copo de cerveja, também é texturizada.

Uniformes da Oktoberfest

Claro que a principal festa cervejeira do mundo não poderia ficar de fora.

Turn- und Sportverein München von 1860, ou simplesmente Munique 1860, é uma dasfutebol-e-cerveja associações esportivas mais antigas da Alemanha, disputa a segunda divisão alemã e manda seus jogos na famosa Allianz Arena, estádio que compartilha com o Bayern de Munique, clube da mesma cidade.

Este clube alemão, junto com seu fornecedor de material esportivo, lançou nas temporadas de 2012 até 2015 um uniforme homenageando a Oktoberfest. O último é o mais ousado da coleção, inspirado nas jaquetas bávaras.

Para a temporada 2013/2014, seu rival Bayer de Munique também optou por criar um uniforme em homenagem à famosa festa, porém, menos ousada do que as camisas do TSV 1860 München.

Paulaner e Bayern de Munique: Além das 4 linhas

Fora de campo temos diversas ações feitas por cervejarias aproveitando o público apaixonado pelo esporte bretão.

A mais famosa é a parceria da cervfutebol-e-cervejaejaria Heineken com a Liga dos Campeões da Europa, que já criou diversas ações fora de campo, interagindo com os torcedores dos clubes que disputam a competição. Mas iremos falar mais em outro post.

Recentemente a cervejaria Paulaner lançou no Brasil a Paulaner For Fans, uma edição comemorativa da sua cerveja mais famosa, a  Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb, em homenagem ao título alemão conquistado pelo Bayern de Munique em 2016. A lata tem o
rosto, nome e número de todos os jogadores do elenco campeão.

Em 2013 a cervejaria alemã ativou a parceria com o Bayern e, na ocasião, lançou a mesma cerveja em long neck comemorativa.