Não só de tequila vivem os Mexicanos

20/04/2017 - Curiosidades

935 visualizações

Não só de tequila vivem os Mexicanos

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Localizado na América do Norte o México é um país com grande capacidade turística.  As opções são várias, distintas e muito abrangentes para o turista que decidir conhecer as ruínas de antigas civilizações, que estão por todas as partes, as pirâmides de Teotihuacán, nos arredores da Cidade do México, capital do país, aos casarões do período da colonização espanhola, a casa da Frida Kahlo, as arenas de touradas e uma das catedrais mais grandiosas das Américas, sem contar ainda no turismo pela parte litorânea do México, que é de encher os olhos de qualquer viajante que esteja em busca de paraísos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não só de tequila vivem os Mexicanos!

O México é também muito conhecido por sua gastronomia local, sua cozinha é incrível. Os Burritos, Tacos, Chilli entre outros pratos, são apreciados por seus temperos fortes e marcantes. Com influência de índios e de colonizadores, a culinária mexicana resulta em pratos com variadas combinações e sabores. Em meio a tudo isso está a sua famosa Tequila, mas não muito longe da apreciação local temos a Chela, é assim que os mexicanos se referem a nossa amada cerveja.

Ao contrário do que muitos pensam, as cervejas mexicanas podem ir muito além de Corona, Sol, Dos Equis e Modelo. Essas são algumas das mais consumidas e mais conhecidas fora do país mas, já houve um crescimento na instalação de microcervejarias, que se espelharam principalmente pelas regiões de Cidade do México, Guadalajara Oaxaca e Baja Califórnia.

Se a ideia é conhecer e provar mais da produção local, na Cidade do México há várias opções dentre restaurantes, bares, lojas especializadas e até mesmo supermercados. A primeira dica aqui é o  Beer Bank, no Bairro de Condessa, lá você vai encontrar cervejas do mundo todo e uma boa carta com as nacionais, tendo inclusive a marca Cavalera, uma das principais no país.

Se você quiser conhecer e beber em um pub típico a dica é o Celtis. Na loja La Belga, no Distrito de Cuauhtémoc, você poderá encontrar boas artesanais mexicanas e algumas cervejas raras de outros países, as quais poderá degustar lá mesmo no balcão. Ao lado está o brewpub La Graciela Taller de Cerveza, que produz excelentes ales. Já o El Depósito é uma ótima opção de bar para provar cervejas artesanais mexicanas. Eles possuem uma carta com mais de 160 rótulos, entre nacionais e importadas, além de um ambiente aconchegante com deliciosos petiscos. O El Depósito possui sete filias na Cidade do México e a mais próxima da região turística fica no bairro Roma.

Se sua viagem sair do eixo Cidade do México e arredores e partir mais para o interior do país, não será impossível, mas um pouco mais difícil encontrar cervejas especiais. Mas também não se prenda só a isso, o que vale é curtir e também aproveitar para conhecer as populares e como funciona o mercado para elas por lá.

O México é o 6º maior produtor mundial de cerveja e possui aproximadamente 200 cervejarias no país. Apesar de ter havido um crescimento de microcervejarias, a produção de cerveja artesanal no México ainda está bem atrás dos americanos do norte. Mas, em contrapartida, é um mercado que está em evolução e vale muito a pena ser conhecido.

 

Deixe uma resposta