Growlers: como surgiram e como foram parar dendro da casa dos cervejeiros?

04/10/2019 - Curiosidades

45.263 visualizações

Growlers: como surgiram e como foram parar dendro da casa dos cervejeiros?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Já pensou em tomar seu chope favorito no conforto do seu sofá, no churrasco do fim de semana, na casa de um amigo, na praia ou em qualquer lugar que você esteja? Foi pensando nessa praticidade de tomar o líquido sagrado em qualquer lugar e sem que o mesmo perca seu sabor, aroma e demais propriedades, que o Growler foi criado.

O growler nada mais é do que um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio, com tampa de rosca ou de pressão com presilha.

Esse modelo de tampa com presilha evita a perda de gás carbônico, conservando assim, por alguns dias, todo o frescor e sabor da bebida com a mesma qualidade.

Como os growlers surgiram? 

Os growlers foram utilizados pela primeira vez ainda no século 19, nos Estados Unidos. Com a popularização da cerveja em garrafa eles perderam espaço, mas voltaram as rodas cervejeiras americanas nos anos 1980. Com novo estilo, o que antes mais parecia um balde com tampas, agora aparece em forma de galões com alça.

Uma cultura que é muito comum nos Estados Unidos e Europa, também cresceu muito aqui no Brasil. Hoje é possível encontrar growlers para venda em muitas lojas especializadas e também direto nos bares e cervejarias, que inclusive já direcionam ofertas exclusivas para quem vai encher o recipiente e levar para consumir em outro ambiente, seja em casa ou em um encontro com os amigos. O Growler é uma opção pratica e com um excelente custo benefício para você desfrutar de um chope fresquinho aonde quiser.

Curiosidade: especialistas na língua inglesa sugerem que o nome growler surgiu como referência ao barulho que o gás carbônico da cerveja faz quando o líquido é agitado. Esse barulho lembrava o rosnar de um cachorro. Como em inglês a palavra rosnar é to growl, eis que surgiu o nome growler.

Modelos de Growler

As opções disponíveis no mercado possuem capacidade entre 1 e 5 litros, feitos de materiais como cerâmica, inox, vidro e PET, e são encontrados em diversos modelos e com as mais vaiadas estampas.

Cerâmica:

é um dos modelos mais bonitos e por essa razão é muito procurado pelos consumidores. No entanto esse material é o mais frágil, o que exige um cuidado maior no manuseio. Outra dica importante referente a esse tipo de growler é que não é indicado que seja feito o envase por contrapressão, pois pode estourá-lo.

Inox:

O growler de inox é também muito bonito e com um dos melhores tipos de vedação, que se bem selada, mantem a cerveja por mais tempo. Em contrapartida é o modelo com maior valor.

Vidro:

Sem dúvida é o mais usado no Brasil. O growlers de vidros são também muito bonitos, com várias posibilidades de modelos e estampas; podem sem fechados com tampas de rosca ou pressão e mantem a a vida útil da cerveja por um periodo aceitavel de tempo. é o material com o melhor custo benefício. A dica aqui é sempre optar por growlers de vidro de cor escura (âmbar), pois isso minimizará a incidem cia de luz na cerveja.

PET

Os modelos de Pet são os mais baratos, porem são menos duráveis e com menor tempo de preservação da qualidade e frescor da sua cerveja. Ma são boas opções para momentos em que precisa de algo mais prático e barato.

Por quanto tempo devo armazenar a cerveja no growler? 

De maneira geral a cerveja se mantem própria para o consumo por até 10 dias, mas isso depende muito do material que o growler é feito, da forma de enchimento e armazenagem. Mas, depois de aberto, indica-se que o consumo seja imediato.

Cuidados com seu growler

Usar o Growler é algo muito simples. Basta leva-lo até sua cervejaria preferida, ou mesmo em bares especializados, pubs ou brewpubs e pedir para encher. Mas claro, antes de tudo e principalmente entre um abastecimento e outro, é necessário seguir algumas regras simples em relação aos cuidados e limpeza de seu growler.

>> Cervejaria é um espaço para a família? <<

Confira as dicas:

  • A primeira e principal dica de cuidado é a limpeza do growler. Leve ele com água corrente e uma gota de detergente. Chacoalhe bastante, de modo que limpe todo o recipiente e enxague, muito, muito bem. Um bom enxague é o ponto mais importante, pois assim evita que permaneça no recipiente algum resquício do detergente, que poderá interferir no gosto da cerveja que será posteriormente armazenada no growler.
  • Para limpa-lo, não use, em hipótese alguma, álcool ou qualquer outro produto de limpeza. Somente detergente e água mesmo.
  • Deixe-o secando, de preferência de cabeça para baixo, e guarde-o somente quando estiver totalmente seco.
  • Outra dica, é que cuide ao máximo para que seu growler não caia ou bata em algo. Ele pode não quebrar na hora, mas pode trincar ou ocorrer pequenas rachaduras que, com a pressão na hora de carregar o chope, pode estourar.

Agora que você já sabe tudo sobre growler, basta comprar o seu e encontrar, na sua cidade, um bom lugar para enchê-lo. Quer uma dica, temos vários modelos incríveis de growlers em nosso site. Confira aqui!

Cheers!

Assinatura Beer Pack

Leve 1 Growler Caveira de binde no plano semestral)

de R$ 97,80
por R$

84,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

  • Boa tarde,
    Gostei do artigo e tenho uma pergunta: Em São Paulo, aonde encho growler? tem algum local que venda cerveja ou chopp assim? tambem posso abastecer ele em casa?
    Att.
    Flavio

  • Flávio,
    geralmente em cervejarias artesanais. Pra minha felicidade eu tenho uma quase no “quintal de casa” (la Tutta Birra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!