Qual a temperatura certa para degustar sua cerveja especial?

04/08/2016 - Curiosidades, Degustações e Reviews

2.973 visualizações

Qual a temperatura certa para degustar sua cerveja especial?

Vinicius Stanula
SEO, tomador de bera e aprendiz da arte suave nas horas vagas

A temperatura da cerveja é algo que influencia muito durante uma degustação. Diferentes estilos pedem diferentes temperaturas para que se possa reconhecer bem todos os aromas e sabores. E uma dúvida que sempre aparece entre os nossos leitores é: qual a temperatura certa para degustar uma cerveja especial? Para acabar com essas perguntas é que fizemos este post.

A cerveja gelada congela nossas papilas gustativas

temperatura-cervejaAqui no Brasil, aposto que todos antes de conhecerem as cervejas especiais, tinham o costume de tomar suas cervejas estupidamente geladas. Do contrário elas tinham um gosto tão ruim que quase não era possível beber. Mas sabe por que isso?

A resposta é óbvia. Porque quando bebemos algo a temperaturas muito baixas, a água gelada congela nossas papilas gustativas, o que acaba realçando o amargor e a refrescância, deixando de lado itens importantes em uma degustação, como os aromas e sabores.

É por isso que essas cervejas normais só podem ser bebidas a temperaturas estupidamente geladas, porque se elas não estivessem tão geladas, não congelariam as nossas papilas gustativas, e aí sentiríamos o verdadeiro sabor da cerveja, que não é muito agradável não.

Mas e a temperatura das cervejas especiais?

Como dito anteriormente, cada estilo de cerveja pede uma temperatura diferente, por isso há de se ter cuidado na hora de sua degustação. A dica principal é de que quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca ela deve estar, e quanto mais alcoólica e encorpada, mais morna ela deve estar.

Repare que em momento nenhum usamos os termos GELADA e QUENTE, já que as cervejas especiais são degustadas em temperaturas que variam entre 3ºC e 15ºC.

Mas a dica é: deixe suas cervejas gelando na geladeira, nunca no freezer, e quando for toma-la, beba com paciência aproveitando toda a degustação. Você deve perceber que a medida que a cerveja esquenta, ela deve desprender cada vez mais aromas e sabores.

A temperatura certa para cada estilo de cerveja

Mas para ajudar em sua degustação, separamos cada grupo de estilos com a sua devida temperatura. São eles:

  • Temperatura ambiente/levemente resfriadas (12ºC ~ 16ºC): aqui entram as cervejas mais alcoólicas e encorpadas, como são o caso das Trapistas em geral, Barley Wine, Strong Ales, Stouts, Bocks, Eisbocks e Doppelbocks.
  • Moderamente geladas (8ºC ~ 12ºC): aqui algumas cervejas complexas, mas não tão alcoólicas como as anteriores, como é o caso das: Pale Ale, Amber Ale, Weizenbock, Porter, Vienna, Tripel e Rauchbier.
  • Geladas (2ºC ~ 5ºC): aqui as cervejas mais leves e refrescantes, como é o caso das: weiss, witbier, pilsen, helles e outras cervejas claras e refrescantes.
  • Extremamente geladas (0ºC ~ 2ºC): dificilmente você deve fazer isso, mas como ainda há cerveja ruim no mundo, aqui entram as cervejas de milho, arroz, e as lagers encontradas facilmente em mercados.

E aí, bora abrir aquela moderamente gelada e partir pra degustação?

Deixe uma resposta