Uma viagem pela República Tcheca: o país mais cervejeiro

21/06/2016 - Curiosidades

1.938 visualizações

Uma viagem pela República Tcheca: o país mais cervejeiro

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

A República Tcheca é hoje uma das nações economicamente mais desenvolvidas do extinto bloco da Tchecoslováquia. As possibilidades turísticas por esse país são infinitas. Entre as regiões da Bohemia, a Moravia e Silésia, é possível se deparar com paisagens maravilhosas, cidades históricas e jovens, além de muitas tradições folclóricas. A capital Praga é considerada uma das mais belas cidades do mundo. Mas se a ideia é partir para um roteiro, incluído o turismo cervejeiro, com certeza o país é a escolha perfeita. Não só pelo fato de um dos estilos mais consumidos do mundo, a Pilsen, ter sido criado na região da Boêmia, a República Tcheca detém a liderança no consumo per capita no ranking mundial.

praga-republica-tchecaCoração da República Tcheca, Praga é uma cidade milenar, muito bem conservada e pra lá de charmosa. Os pubs estão por todos os lados e muitos com fabricação própria. Por lá é comum apreciar o pivô (cerveja em tcheco) em canecas de 500 ml, podendo ainda escolher o teor alcoólico. Entre muitas opções de lugares em Praga para apreciar o liquido sagrado, a rede de restaurantes The Pub é uma boa pedida. Além da degustação, você pode ter a experiência de servir você mesmo o seu chopp nas grandes canecas. Em cada mesa há máquinas de chopp, marcando eletronicamente em um telão quantos litros foram consumidos. Esse placar é atualizado a cada instante e você concorre com clientes de outros pubs, pela quantidade de chopp ingerido.

Praga possui inúmeros pubs e restaurantes onde é possível experimentar as várias marcas produzidas por lá, sem contar na gastronomia típica, que é de dar água na boca. Nesse quesito o U Fleků é parada obrigatória para todo turista cervejeiro. A cervejaria e restaurante está localizado no centro de Praga. Aberto desde 1499 produz cerveja a mais de 500 anos.

Para degustar da produção local o Pivovarský Dum é uma boa escolha. Eles produzem cerca de oito tipos diferentes de cerveja, incluindo opções mais exóticas, como de banana, café e cereja. A dica aqui é fazer a degustação em pequenas quantidades para apreciar de todas um pouco.

Além dessas, Praga possui inúmeras outras opções de lugares para aproveitar a cidade e suas boas cervejas. Você pode optar por um bom happy hour no mais famoso calçadão de Praga, o Naplavka, ou ainda, passear pelo parque Riegrovy Sady com direito a almoço ao ar livre em um de seus restaurantes.

praga-republica-tcheca-cervejaria-bernardAo redor ou próximo de Praga existe algumas pequenas cidades que são famosas por seus festivais cervejeiros. Uma delas é a cidade de Humpolec, a 90 km de Capital. Sede da fabrica da cerveja Bernard, promove todos os anos, no mês de junho, um grande festival cervejeiro. Durante os dias de festa é possível também conhecer as instalações e os processos de produção da cervejaria, em uma visita guiada.

Mas falar em República Tcheca sem citar Plzen, é praticamente uma ofensa, afinal como não mencionar a cidade que deu origem ao estilo mais popular do mundo, a Pilsen. Na cidade está localizada a fábrica Pilsner Urquell Brewery, uma das principais fabricantes de cerveja da República Tcheca. Na visita as instalações é possível conhecer todo seu processo de fabricação, sua história e claro, terminar com uma boa degustação.

No país existe mais de 80 cervejarias, com grande variedade de estilos, embora a Pilsen seja ainda o preferido. São inúmeras as opções de destinos com possibilidades de visitas nas instalações originais de suas cervejarias. Um roteiro para deixar qualquer cervejeiro empolgado!

assinatura-resvista-cerveja-de-todos-os-jeitos

  • A Rep Tcheca é perfeita para os cervejeiros de plantão! O único problema é que lá ainda é permitido fumar em ambientes fechados (praticamente TODOS os tchecos fumam!) ! Desta forma, se você não se incomoda em sair “defumado” após uma vasta degustacao de cervas incríveis…Saúde!!!

Deixe uma resposta