Uma volta por Dublin, a Guinness e seus Pubs

22/07/2016 - Curiosidades

1.766 visualizações

Uma volta por Dublin, a Guinness e seus Pubs

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Capital da Irlanda, Dublin é uma cidade grande com ar de interior. É uma cidade que se moderniza aos poucos, mas preserva suas tradições. Possui aproximadamente 2 milhões de habitantes, mais de 1000 pubs e 182 dias de chuva por ano. O clima frio e chuvoso desenvolveu no irlandês o gosto pela música e bebida apreciadas, principalmente, em ambientes fechados, os famosos pubs. Por lá você pode conhecer o Dublin Castle, comprar na Grafton Street, andar de bicicleta, conhecer os parques, viver um dia de Viking, conhecer a famosa cervejaria Guinness, curtir o Temple Bar entre muitas outras atrações turísticas, é impossível não se divertir.

Pubs-Dublin-guinnessUm passeio cervejeiro em Dublin tem muito a oferecer e nada como começar direto na fonte. Símbolo nacional e dona da cerveja Stout mais famosa do mundo, a cervejaria Guinness é onipresente. Orgulho dos irlandeses pode-se dizer que a Guinness representa o país. Ela é servida em todos os bares e pubs e tem até um museu em sua homenagem, o Guinness Storehouse. Lá você pode fazer um tour interativo e conhecer o processo de fabricação da cerveja, sua história, curiosidades e seu restaurante panorâmico com uma bela vista de toda a cidade. Além disso, pode aprender a servir sua própria pint. Com certeza parada obrigatória!

Claro, que outro grande atrativo dessa capital, são os seus pubs. Eles estão por toda a cidade, mas tem uma região que merece destaque especial, o Temple Bar. O local, que já é considerado patrimônio histórico, reúne muitas galerias, artistas de rua, vários atrativos culturais e, sem dúvida, muitos pubs. O mais famoso, que inclusive dá nome a região, é o The Tample Bar. Com música tradicional irlandesa e as famosas pints de cerveja, atrai milhares de turistas do mundo todo.

Se tratando de pub, você não pode deixar de conhecer o The Brazen Head. Ele abriu suas portas em 1198 e, sem nunca ter fechado, é considerado o mais antigo da Irlanda e um dos mais antigos do mundo. O lugar possui vários ambientes, um bem diferente do outro, com muitos adereços é super charmoso e consegue manter as características do passado. Sem contar que o preço do pint lá é bem honesto.

Dublin é um destino de muitos brasileiros, seja para trabalhar ou estudar. Por quase um ano em Dublin, Bruno Albini classifica a cidade como maravilhosa. “Além de ser muito linda, ela é muito limpa! O transporte público funciona perfeitamente. Se você quiser andar de bicicleta ou mesmo a pé, você sempre se sentirá seguro”, diz Albini.

São tantos os pubs, que para Bruno, ficou até difícil eleger um como o melhor. “Os pubs irlandeses são sempre muito animados e em sua maioria, com música ao vivo principalmente a irlandesa. Gostava muito de ir ao The Mezz, lá tem muita música e promoções de pints e shots. O qual eu mais frequentava era o Diceys Garden, eles serviam pints a dois Euros e me sentia em casa com o público de muitos latinos”.

pubs-dublin-st-patricks-dayAlém dos inúmeros pubs, que poderíamos descrevê-los por varias páginas, você também pode curtir a mais tradicional festa irlandesa, o Saint Patrick’s Day. Para isso basta acertar na data da viagem. No dia 17 de março, aniversário de morte de São Patrício, as pessoas se pitam de verde, degustam a típica culinária e bebem muita cerveja, preferencialmente a Guinness e a green beer, (cerveja verde). Em Dublin a festa dura cinco dias, e seu ponto alto é um desfile, que reúne mais de meio milhão de pessoas.

Dublin é realmente um roteiro imperdível do turismo cervejeiro. Um centro com inúmeras atrações e muito procurado principalmente por quem quer conhecer de perto a mais famosa instituição irlandesa: os pubs. Se, assim como o Bruno, você também tem boas histórias pra contar sobre Dublin ou a Irlanda, escreva pra gente, estamos super curiosos para saber o que você viu por lá e queremos compartilhar com todos nossos leitores. Mande para o e-mail blog@clubedomalte.com.br, que as melhores histórias serão publicadas em nosso Blog!

Cheers!

Deixe uma resposta