Você já ouviu falar em IBU?

22/02/2017 - Curiosidades

4.866 visualizações

Você já ouviu falar em IBU?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

IBU é a sigla para International Bitterness Unit e são as unidades que medem a quantidade de amargor em uma bebida. De modo geral, quanto mais alto o número de IBU, mais amarga será a cerveja.

Como você já deve saber, o lúpulo é o principal responsável pelo amargor da cerveja, mas não é o único fator determinante. A receita toda pode influenciar, desde o teor alcoólico, o tipo de lúpulo utilizado, a torra do malte e ainda os ingredientes adicionais escolhidos pelo mestre cervejeiro.

IBUOficialmente, o índice IBU vai de 0 a 120, teoricamente, esse seria o maior nível de amargor que as papilas gustativas humanas são capazes de identificar, acima disso a diferença passa a não ser mais percebida. Mas, na prática, as cervejas podem ir muito além disso. Para desafiar o paladar humano, muitas cervejarias produzem receitas com um elevado índice de amargor.

Para medir o IBU é utilizado um espectrofotômetro e extração com solvente. Isso representará o número exato da conversão dos alfa-ácidos da cerveja em iso-alfa-ácidos o que gera a sensação de amargor na bebida.

A informação de IBU ainda não é muito utilizada nos rótulos mas, com o gráfico abaixo, criado pelo Brewer’s Friend, dá para se ter uma ideia em relação aos estilos . Nele podemos ver a qual é a escala de IBU de acordo com cada estilo de cerveja.

chart_ibu (1)

Um IPA mais lupulada, por exemplo, terá um IBU mais elevado, geralmente a partir da classificação 60, enquanto que em uma cerveja mais leve, a classificação pode ser abaixo de 10, como, por exemplo, algumas Standard Lager comerciais nacionais que possuem entre 8 e 15 IBU.

Mas não fique paranoico! O número de IBU é um dado isolado, um índice muito importanteIBU para a produção da cerveja e uma informação a mais para o consumidor, principalmente para aqueles que adoram uma mais amarga. Mas, não vale ficar loucamente procurando esse dado para se convencer de que determinada cerveja está dentro do que você gosta. A ideia é sempre degustar! Até mesmo por que, uma cerveja pode ter um IBU alto, mas, na boca esse amargor pode estar bem equilibrado com os demais ingredientes e não aparecer tanto quanto esperava. Tudo vai depender dos ingredientes, maltes utilizados e do processo de produção da cerveja. Até mesmo o tempo de guarda, de algumas cervejas, pode diminuir a percepção de amargor na boca.

E por falar em IBU, preparamos uma lista para você com as 10 cervejas mais e amargas do mundo. Confira e conte pra gente qual você encararia!

Deixe uma resposta