The Alchemist Heady Topper: cerveja nota 100/100 no RateBeer

23/05/2016 - Degustações e Reviews

1.195 visualizações

The Alchemist Heady Topper: cerveja nota 100/100 no RateBeer

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Se escolhermos uma cerveja para aplicar o Paradoxo de Tostines, a Heady Topper com certeza encabeçará a lista. Essa double IPA da cervejaria The Alchemist, nota 100 nos sites Beer Advocate e RateBeer, é uma das cervejas mais desejadas do país. Podemos considera-la a versão costa leste da Pliny the Elder, famosa double IPA da  Russian River Brewing Company.

Faltam adjetivos para descrever a cerveja Heady Topper. Sabor cítrico pujante e leve doçura de malte, que aparece aqui apenas como coadjuvante. Os donos da festa são as seis variedades de lúpulos que proporcionam sabores tropicais oleosos, aromas de pinheiro e nítida presença do álcool. Em inglês diríamos um juicy hop, mas procurei uma tradução e a melhor que encontrei foi suculento. Não gostei da palavra, mas dá para imaginar o conteúdo dessa lata prateada de quase meio litro, 75 IBU e 8% ABV.

Um fato curioso é a dica para beber direto da lata, fugindo a norma de sommeliers e cervejeiros, de apreciar cerveja no copo apropriado. Segundo a cervejaria, consumindo direto da lata você terá uma melhor experiência com os lúpulos utilizados nessa cerveja. Seja no copo, ou na lata, quem tiver a oportunidade de experimenta-la não pode perder.

Quando a Heady Topper estará disponível no Brasil? Esqueça.

The-Alchemist-Heady-TopperA The Alchemist é uma micro cervejaria que não ultrapassa as fronteiras do estado de Vermont. O número de bares e lojas que comercializam a Heady Topper é bem limitado e os dias de entrega são pré determinados, porque o estoque não costuma durar mais do que algumas horas nas prateleiras.

O objetivo nunca foi satisfazer a demanda, mas sim fazer a melhor cerveja possível. Que continuem assim.

Cheers 😉

Deixe uma resposta