5 Estilos de cerveja para iniciantes

06/04/2017 - Estilos de Cerveja

13.160 visualizações

5 Estilos de cerveja para iniciantes

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Se você está entrando agora nesse mundo das cervejas especiais, é natural que fique sempre na dúvida de qual cerveja comprar e se irá gostar ou não. Além disso sua experiência pode ser ainda pior, você pode acabar provando um estilo com paladar muito distinto do que está acostumado e isso criar uma barreira no seu gosto pelas cervejas artesanais. Os estilos variam muito em suas características e, pra quem está começando, é um tanto quanto confuso mesmo. Para você começar a degustar cervejas especiais sem erros preparamos esse guia rápido com os melhores estilos de cerveja para iniciantes.

Os 5 melhores estilos de cerveja para iniciantes

Então se liga nas sugestões para não entrar em pânico no primeiro gole!

Cervejas Pilsen – German Pilsen ou Bohemian Pilsner, as verdadeiras pilsen que se diferenciam das “falsas” cervejas brasileiras. Maltada, encorpada com notas abiscoitadas (lembrando pão), tem um amargor um pouco mais pronunciado, mas ainda fácil de beber e muito saborosa. As German são um pouco mais secas, portando aparentam um amargor maior, enquanto as Bohemian normalmente são encontradas em garrafas verdes e tem um perfil de malte mais puxado para o caramelo.

Rótulo indicado: 1795 Budweiser

Cervejas Weizen – Estilo típico alemão. Possui aromas de banana e cravo, embora nem um, nem o outro sejam utilizados na receita, esse aroma é resultado de sua fermentação com uma levedura ALE. Encorpada, cremosa e muito saborosa, é uma ótima cerveja de entrada. Por não ser uma cerveja muito amarga é de fácil adaptação ao paladar do Brasileiro, diferente das outras cervejas alemãs, esse estilo é o único em que o perfil da levedura é aparente, nos demais estilo o perfil de levedura tende a ser neutro.

Rótulo indicado: Paulaner Hefe Weiss

Cervejas Witbier – Clássico estilo belga é bem refrescante. Possui adição de casca de laranja e coentro, o que oferece um aroma cítrico e um paladar leve, super fácil de beber e perceber as especiarias. Sua coloração amarelo palha e turva é bastante interessante, uma vez que estamos acostumados a consumir cervejas sempre filtradas, límpidas e brilhantes. E uma ótima opção de cerveja para iniciantes entrarem no mundo das cervejas belgas, que normalmente utilizam condimentos ou especiarias em suas receitas.

Rótulo indicado: Bierland Witbier

Cervejas Apa – Uma cerveja um pouco mais amarga, para quem já está querendo conhecer um pouco mais do mundo do lúpulo. Esse estilo oferece aromas cítricos, com um corpo médio, bastante balanceado. O amargor se equilibra com o dulçor, proporcionando uma cerveja muito fácil de beber. Alguns exemplares mais secos e lupulados podem assustar os desavisados. Muitas delas passam pelo processo de dry hop, que é a adição de lúpulo na parte fria da cerveja, o que gera um aroma intenso e interessante.

Rótulo indicado: Júpiter American Pale Ale

Cervejas Porter – Cervejas torradas e escuras? Começa por aqui! As porters tendem a ser menos torradas e amargas que as stouts, mas não são adocicadas igual uma malzbier! A cerveja oferece notas de chocolate/café que são facilmente encontradas tanto no aroma quanto no sabor. Sempre escuras com tons ruby (granada) quando postas contra a luz. As Porters são saborosas e aveludadas, ótima opção para acompanhar sobremesas.

Rótulo indicado: Fuller”s London Porter

Agora que você já conhece um poucos mais sobre os estilos de cerveja para iniciantes, é hora de partir para o próximo passo, a degustação!

E se você já é expert em cervejas especiais temos um post para você: 5 estilos de cerveja que todo expert deve conhecer.

1795 Budweiser

Uma cerveja refrescante e com um equilíbrio invejável entre o dulçor e amargor.

de R$ 29,90
por R$

23,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta