5 estilos de cerveja que todo expert deve conhecer

08/06/2016 - Estilos de Cerveja

5.597 visualizações

5 estilos de cerveja que todo expert deve conhecer

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

O mundo das cervejas artesanais é muito vasto e com muitas possibilidades. Para quem está entrando nesse negócio agora, tomar, logo de cara, cervejas de alguns estilos, talvez não seja uma boa opção. Costumamos dizer que nosso paladar deve ser treinado e aos poucos acostumado a experiências mais intensas de degustação.

Se você esta iniciando os trabalhos na degustação das artesanais, com certeza, deve clicar aqui e conferir nossas dicas de estilos ideais para seus primeiros goles. Mas se você já é um expert em cervejas especiais e já experimentou vários estilos, preparamos aqui uma lista com cinco cervejas ideias para uma degustação avançada, levando em conta a complexidade que a cerveja pode oferecer de aroma e sabores bem como o método de produção e história.

Os 5 melhores estilos de cerveja para experts

Fique ligado nas sugestões e manda ver na degustação!

cerveja-para-experts-Double-Vienna-BruttChampenoise – Começamos a lista com uma cerveja que poucas cervejarias do mundo se atreveram a fabricar. Uma cerveja “brut”, que após a fermentação passa pelo processo de remuage e degorgement, igual do champanhe. Essa cerveja oferece características únicas e além de todo o trabalho para fazer o processo de Champenoise dura aproximadamente 18 meses. Das cervejas produzidas nesse estilo, a cerveja Deus é a mais conhecida e uma das mais cobiçadas do mundo, mas existem outras opções como a Double Vienna Brutt e a Lust.

cerveja-para-experts-lambic-mort-subiteLambic – Normalmente a palavra é utilizada de forma errada, Lambic é um estilo de cervejas Sour e não representa todas as cervejas ácidas como muitas vezes é utilizado. As Lambics são cervejas ácidas, normalmente na primeira impressão pensamos que está estragada, mas não, elas são assim mesmo. Esse é um estilo que está entrando no gosto dos cervejeiros mais apaixonados pela bebida. Uma cerveja de fermentação “espontânea” onde não existe o inóculo de levedura. Tradicionalmente belga, o estilo das Lambics ainda é produzido com equipamentos e barricas antigas, o nome é protegido por lei e somente as cervejarias na região do Valle do Zenne podem utilizar o nome nas suas cervejas. Normalmente é usado pelo menos 30% de trigo cru em sua receita. São, de modo geral, cervejas ácidas, secas e com aromas complexos. As cervejas da Cantillon são os exemplares mais tradicionais do estilo, porém difíceis de encontrar no Brasil. Existem outras derivações do estilo como a Mariage Parfait que é o resultado da mistura de três lambics de diferente idades.

cerveja-para-experts-Harviestoun-Ola-DubhWood Aged – As cervejas do estilo Wood Aged são cervejas complexas. Devido a sua maturação em barril extraem características da madeira e também da bebida anterior no qual o barril foi embebido, normalmente vinho, whisky e cachaça. O estilo base para essas cervejas pode variar muito, aceitando praticamente todos. Normalmente as cervejas deste do estilo Wood Aged são mais encorpadas, pois assim respondem melhor a longos períodos de maturação e se misturam melhor com as bebidas nas quais os barris foram expostos anteriormente. A linha da Harviestoun Ola Dubh é uma excelente opção para o estilo. Suas cervejas são maturadas em barris de whisky e no final temos uma cerveja alcoólica na medida, cremosa, que oferece sabores e aromas tanto da cerveja quanto do barril.

cerveja-para-experts-fullers-london-prideBarley Wine – Conhecido antigamente como vinho de malte, esse estilo tem aparecido cada vez mais nos bares e lojas especializadas. Por serem mais alcoólicas, as cervejas desse estilo são ótimas para o inverno. Esse estilo apresenta uma cerveja encorpada, com notas aromáticas remetendo a frutas secas. No sabor o maltado domina acompanhado por uma sutil presença do álcool. Esse é um estilo que envelhecido cai muito bem, cerveja mais velhas podem apresentar um carácter mais maltado e adocicado do que suas edições mais jovens. Outra peculiaridade das cervejas desse estilo é que na medida em que ela vai esquentando no copo, seu aroma vai mudando. Um exemplo clássico do estilo é a Fuller’s Golden Pride.

cerveja-para-experts-Duchesse-de-BourgogneFlanders Red Ale – Chegamos ao fim, que também pode ser o começo. O começo de uma paixão por esse estilo belga único. Uma cerveja que oferece notas maltadas e frutadas tanto de aroma quanto de sabor. No paladar adentra a uma acidez notável, muitas veze remetendo a vinho xerez ou vinagre balsâmico. De coloração avermelhada essa é uma das poucas cervejas que consegue equilibrar um pouco de acético, o que faz dela uma cerveja de complexidade indiscutível. Uma cerveja que passa por fermentação e maturação em barricas de carvalho, podendo chegar a até dois anos de maturação. Uma das cervejas mais famosas e que representa melhor esse estilo é a Duchesse de Bourgogne.

Kit Cerveja para experientes

Pensando nisso, preparamos um kit para você, com cervejas desses e de outros estilos que também são perfeitos para sua degustação! O Kit cerveja para experientes contém:

  • 1 Cerveja Morada Double Vienna Brut;
  • 1 Cerveja Fuller’s Golden Pride;
  • 1 Cerveja Rochefort 10;
  • 1 Cerveja Affligem Dubbel;
  • 1 Cerveja Gouden Carolus Ambrio.
cervejas-para-experientes

Pack Cervejas para Experientes

5 cervejas das mais intensas e marcantes.

de R$ 168,50
por R$

162,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

 

 

Deixe uma resposta