8 cervejas com café para te deixar ligadão nesse inverno

22/06/2016 - Estilos de Cerveja

9.984 visualizações

8 cervejas com café para te deixar ligadão nesse inverno

Vinicius Stanula
SEO, tomador de bera e aprendiz da arte suave nas horas vagas

Felicidade de uns, tristeza de outros, mas o inverno chegou. E um dos problemas que nós, apaixonados por cerveja, sofremos é que no inverno já não bate aquela vontade de tomar uma cerveja gelada. Mas isso não é problema, porque há diversas opções de cervejas mais alcoólicas para aquecer o seu inverno.

E se eu disser ainda, que há cervejas que unem duas paixões da maioria dos trabalhadores brasileiros? Que são as cervejas com café, como é o caso de algumas cervejas dentro dos estilos Stout e Porter, ou ainda até outros estilos que não pedem a presença do café, mas podem ter cervejas que lembrem esse sabor.

Então quer dar uma esquentada e ainda ficar ligadão tomando cerveja nesse inverno? Confira a nossa lista com 8 cervejas com café.

8 cervejas com café para te deixar ligadão

blondine-volcanoBlondine Volcano – A Blondine é uma cervejaria brasileira, mais especificamente de Itupeva/SP e responsável por alguns dos melhores rótulos brasileiros. A Blondine Volcano é uma cerveja de café, preta e com espuma cremosa e que em sua receita leve grãos de café 100% arábica. No sabor e no aroma, logo de cara se percebe o café em evidência, com destaque para as notas de malte tostado e um leve café. Com seus 7,5% de teor alcoólico, é uma ótima cerveja para o inverno.

colorado-demoiselleColorado Demoiselle – A Colorado Demoiselle é uma cerveja brasileira que une um ótimo custo benefício (já que a garrafa é de 600ml) em uma cerveja realmente muito boa. É feita com café da região da Alta Mogiana, que é torrado segundo os padrões da cervejaria e unido aos maltes, lúpulo, água e levedura. Já venceu diversos prêmios, como a medalha de ouro na European Beer Star 2008, e em 2009 “Cerveja do Ano” na revista Prazeres da Mesa.

dama-bier-fellasDama Bier Fellas – Da união de 3 fellas cervejeiros (Dama Bier, SudBrau e Bodebrown) surgiu esta cerveja que é uma das melhores da nossa lista de cervejas com café. Os 3 se reuniram em um laboratório secreto e de lá saiu a Dama Bier Fellas, umas Imperial Coffe Ipa, com 90 IBUs, 9% de teor alcoólico e café 100% arábica. O resultado? Uma cerveja ótima, alcoólica e com forte sabor de café. Já ganhou diversos prêmios, como Medalha de Australian Beer Awards 2015, Medalha de bronze no Internation Beer Challenge 2015, Medalha de bronze no World Beer Awards 2015 e Medalha de bronze no Festival Brasileiro da Cerveja 2016.

kaffee-bierKaffee Bier – De Londrina, a capital mundial do café, surgiu a Kaffee Bier. Uma cerveja produzida pela cervejaria Von Borstel que une o melhor café da região, com um processo de criação muito paciente e cuidadoso. A escolha do café foi difícil em meio a tantos sabores e terroirs, mas na pequena cidade de Santa Mariana, na Rota do Café, foi aonde eles encontraram o café Catuaí Vermelho. Uma cerveja de cor e aroma incríveis, que acompanha o nosso Beer Pack de Julho. Seu teor alcoólico é de 4,8%.

Meantime-Coffee-PorterMeantime Coffee Porter – Uma cerveja que quase dá pra se tomar no café da manhã, junto de um belo omelete (que é uma ótima proteína, diga-se de passagem). A Meantime possui um aroma fantástico de malte torrado, que lembra muito café e um sutil defumado. A espuma é preta, com um belo creme. No sabor, claro que o café aparece quase como um ice coffee. Uma excelente cerveja de café. Seu teor alcoólico é de 6%.

Evil-Twin-Aún-Más-Café-JesúsEvil Twin Aún Más Café Jesús – O nome pode parecer estranho, mas esta cerveja é o supra sumo entra as cervejas de café. Uma Imperial Stout com 12% de teor alcoólico e um sabor fortíssimo de café, é praticamente um expresso gelado. Também se nota lúpulos herbáceos e florais, junto do alto teor alcoólico. Vindo de uma cervejaria tão boa como a Evil Twin, só poderia ser um destaque da nossa lista.

morada-hop-arabicaMorada Hop Arábica – O que dizer de uma cerveja que ganhou Medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2015, e foi eleita a melhor Ale Nacional na Enquete do Bob 2015? Apenas que é uma das melhores cervejas com café que você vai tomar. Fruto da parceria entre a cervejaria Morada Cia Etílica, e o Lucca Cafés Especiais, surgiu esta Belgian Blond. Uma cerveja muito saborosa, aromática, fruto de um longo trabalho entre a escolha dos ingredientes e o preparo da cerveja. Seu teor alcoólico é de 5%.

BrewDog-Dead-MetaphorBrewDog Dead Metaphor – Essa é, não oficialmente, a melhor cerveja para o trabalhador brasileiro. Isso porque a Brewdog, que já uma marca bem inovadora, resolveu inovar mais ainda e convidar uma dupla de blogueiros cervejeiros (Rob Derbyshire e Richard Taylor) para juntos produzirem uma cerveja de café e chocolate, que assim pudesse energizar e dar mais disposição para o escritores. O resultado é uma cerveja muito saborosa (nota 94 no ratebeer), com forte sabor e aroma de café. O teor alcoólico é de 6.5%.

E aí, bora tomar um café?

  • cara, bem legal o artigo.
    sou apaixonado por cerveja e café, então caiu como uma luva pra hoje. 🙂

    queria aproveitar e convidar você e quem mais estiver lendo pra conhecer um produto meu e de mais dois amigos que segue nessa esteira, mas indo pra lados diferentes: o Hop & Cold, um cold brew com lúpulo (o primeiro feito no Brasil, diga-se de passagem). dê uma olhada na nossa página: https://www.facebook.com/hopncold
    de repente, pode ser até um adendo ao conteúdo bacana que você preparou sobre cerveja e café, até pq a nossa ideia tb é misturar essas duas culturas. :))

    valeu, abraço, e parabéns pelo trabalho.

    • Fala, Bruno.

      Que legal isso aí cara, é um café com gosto de lúpulo? E tem cafeína mesmo? Show de bola!

      Abraço!

Deixe uma resposta