A Cerveja Ideal Para Cada Momento

16/03/2017 - Estilos de Cerveja

1.872 visualizações

A Cerveja Ideal Para Cada Momento

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

O universo cervejeiro é muito vasto, rico nos mais diferenciados aromas, sabores e com muitas possibilidades. Gostar de cerveja especial vai muito além de simplesmente tomar a bebida, é apreciá-la, degustá-la, combiná-la a momentos e situações e descobrir qua é a sua cerveja ideal para cada momento.

Muitos preferem as mais leves, outros gostam das mais amargas, ou das mais alcoólicas, há aqueles que curtem as mais complexas e há aqueles que amam as escuras Porters e Stouts. Há a cerveja de fim de semana, há aquela para o dia do churrasco, ou pra simplesmente tomar depois do trabalho.

Para beber cerveja não existe regras, não existe a cerveja certa e sim a cerveja ideal para cada momento e harmonização diferente. O negócio é começar aos poucos e ir descobrindo as que mais lhe agradam e combinam com o seu paladar.

Qual é a sua cerveja ideal?

Para ajudar você a descobrir qual é a sua cerveja ideal, seguindo seu gosto e/ou situações diferentes, preparamos algumas dicas nesse post.

cervejas-leves

Começou agora? – O legal é iniciar com cervejas mais leves. Estilos como Pilsner ou Weiss são excelentes escolhas para começar no universo das especiais. A Paulaner Hefe-Weissbier é uma das melhores cervejas de trigo do mundo. Com sabores frutados, malte adocicado e cravo, o sabor se assemelha muito aos aromas.

cervejas-com-especiariasCurte especiarias? – Então as cervejas do estilo Witbier são perfeitas. As Witbier são cervejas de trigo belga, com especiarias na receita, como coentro e casca de laranja. A Cerveja Hoegaarden é uma autêntica cerveja de trigo belga. Com ingredientes especiais como raspas de casca de laranja e coentro, possui alta drinkability e refrescância.

cervejas-com-muito-lupulo

Lúpulo é maravilhoso? – Se você é daqueles que adora uma cerveja mais amarga, as IPAS são a pedida certa. Com algumas variações dentro do estilo, o amargor é a pegada dessa cerveja. A Bodebrown Perigosa Baby é produzida com generosas doses de lúpulos australianos e americanos.

cerveja-com-muito-lupulo

Lúpulo é MUITO maravilho?  – Mas, se seu negócio mesmo é uma pancada de amargor, não indicamos nada menos de 70 IBUs. A Blondine Hop Damage é uma Imperial IPA que trás o melhor dos lúpulos americanos.

cerveja-com-churrascoChurrasco e amigos? – Nada como um churrasco com os amigos e uma boa cerveja para acompanhar. Como cada um pode ter um gosto particular para cervejas, a sacada é ter vários estilos. Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA são os mais indicados para acompanhar o churrasco, mas ter uma pilsen, uma weiss, ou alguma outra que seja mais leve e refrescante é uma boa pedida para as horas de papo.

cervejas-com-cafeQuer inovar? – Aqui uma boa dica é experimentar uma cerveja com adição de algum ingrediente inusitado, ou com algum que você nunca tenha tomado antes. Que tal uma Morada Hop Arabica, uma união entre as duas bebidas mais consumidas e amadas dos brasileiros: a cerveja e o café.

cerveja-azedaBusca o diferente? – Já pensou em tomar uma cerveja azeda? Essa é a proposta das cervejas do estilo Sour. De sabor mais ácido, essas cervejas são um verdadeiro desafio ao paladar. A  Dieu du Ciel Solstice d’été é uma bela representante desse estilo. Uma cerveja bonita, com formação e retenção de espuma, oferece frescor e salivação, para os apaixonados por Sour essa é sem dúvida uma ótima opção.

cerveja-rauchbierBacon é vida? – Para os amantes do bacon e defumados, nada como apreciar também uma cerveja defumada. O estilo Rauchbier apresenta cervejas produzidas a partir de malte defumado, presente no sabor e aroma.

cervejas-frutadasAprecia sabores frutados? – As frutas são elementos que passaram a fazer parte também da produção de cerveja, claro que fica muito bem em estilos específicos que permitem a adição de fruta na receita, como uma Fruit Lambic, por exemplo.

cerveja-alcoolicaGosta das mais alcoólicas? – Sim, cerveja também pode ser bem alcoólica e há excelentes opções no mercado. Nós já publicamos aqui um post com as 10 cervejas mais alcoólicas do mundo, que ale a pena você conferir.

cervejas-complexasPrefere as complexas? – Se você é daqueles apaixonados por cervejas, mas suas preferidas são as mais finas e complexas, os estilos Barley Wine, Bierre Brut e Old Ale te representam. Também são cervejas perfeitas para comemorações e dias especiais.

cervejas-escurasAma as escuras? – Então o negócio é partir de cara para as Porters e Stouts. As porters são cervejas escuras, fortes, complexas, com aromas e sabores que remetem a café, chocolate amargo, toffe e biscoito. Já a Stout é filha da Porter, derivou dela, porem é menos adocicada. Ambas são produzidas com maltes torrados.

Deixe uma resposta