Cerveja Rauchbier: a riqueza sensorial do malte defumado

22/08/2017 - Estilos de Cerveja

1.060 visualizações

Cerveja Rauchbier: a riqueza sensorial do malte defumado

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Já pensou uma cerveja com aroma e sabor que lembram bacon ou linguiça defumada? A cerveja Rauchbier é um estilo típico de Bamberg, região da Alemanha. Como Rauch significa fumaça em alemão, a cerveja ganhou esse nome por ser produzida a partir de maltes defumados.

Existem algumas lendas sobre o surgimento da Rauchbier. Uma delas é que no incêndio de uma cervejaria, o malte armazenado foi contaminado pela fumaça. O cervejeiro, muito pobre, resolveu vender mesmo assim a cerveja produzida com aquele malte e, ao contrário de suas expectativas, o produto caiu no gosto dos consumidores, de tal forma que ele continuou a produzir cerveja com malte previamente defumado.

Antigamente todos os maltes eram secos, utilizando-se fogo gerado pela queima de madeira. Com isso, todas as cervejas tinham um toque defumado em seu sabor. A razão disto está na produção do malte, que deve ser secado para a produção de cerveja. Além da secagem ao sol, que devido a condições climáticas não era possível em todas as regiões, usava-se também um processo semelhante àquele utilizado na produção de chá defumado mediante um forno a lenha aberto. Calor e fumaça fluíam pelos grãos (normalmente cevada) a serem malteados, retirando umidade e tornando o produto conservável.

Durante a industrialização novas técnicas foram desenvolvidas, com a utilização de técnicas de aquecimento baseadas em combustíveis fósseis, tais como carvão e óleo. Como estes procedimentos eram mais simples e baratos, ficando o produto a ser malteado livre do contato com a fumaça, substituíram progressivamente os antigos fornos a lenha.

Enquanto outras cervejarias se adaptaram à nova técnica da produção de malte livre de fumaça (em alemão: rauchfrei), a antiga tradição foi mantida até a atualidade, em Bamberg, pelas cervejarias Brauerei Spezial e Schlenkerla, as mais famosas Rauchbiers.

Características do estilo de cerveja Rauchbier

A cerveja Rauchbier é uma cerveja alemã elegante, maltada, com um caráter defumado de madeira. Aroma e sabor de malte ricamente tostado, mas com amargor restrito. Sabor de defumado de baixo a alto, e um perfil de fermentação limpo com um final atenuado são característicos. No aroma mescla de esfumaçado e de malte, com um balanço e intensidade variável. O caráter de esfumaçado de madeira pode variar de sutil para bastante forte e pode parecer defumado, lenhoso ou, acredite, bacon. No sabor geralmente segue o perfil de aroma, com uma mescla de esfumaçado e de malte em vários balanços e intensidades, mas sempre complementar.

Cervejas Schlenkerla

A Schlenkerla é uma grande representante do estilo Rauchbier, considerada uma das três melhores Rauchbiers do mundo, com vários rótulos que o representam, como  Schlenkerla Märzen Rauchbier, Schlenkerla Rauchbier Urbock, Schlenkerla Weizen Rauchbier e Schlenkerla Rauchbier Eiche.

Se você nunca provou uma cerveja do estilo Rauchbier, aconselho que experimente, é com certeza uma experiencia bastante curiosa de uma riqueza sensorial incrível. Dentre as cervejas Schlenkerla, temos outras excelentes opções em nosso site, confira aqui!

Schlenkerla Märzen Rauchbier

Os maltes são defumados com madeira da região, o que a faz ter fortes aromas e sabores de fumaça

de R$ 33,90
por R$

28,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta