Cerveja só gelada? Não! Conheça as melhores para esquentar seu inverno

17/06/2016 - Estilos de Cerveja

1.370 visualizações

Cerveja só gelada? Não! Conheça as melhores para esquentar seu inverno

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Com o inverno chegando e com as temperaturas mais amenas não é mais possível tomar aquela “gelada” na praia para refrescar. Mas isso não é motivo de tristeza, muito pelo contrário, é uma boa oportunidade para você conhecer as diversas outras cervejas para o inverno e dar aquela “esquentada”.

Durante o inverno as cervejas mais encorpadas e alcoólicas tem um aumento significativo nas vendas, isso por que ninguém vai deixar de tomar sua cerveja diária e ninguém gosta de passar frio. As cervejas mais alcoólicas são bastante tradicionais da Bélgica e Inglaterra, onde as temperaturas mais baixas favorecem o consumo.

As cervejas belgas em geral são mais alcoólicas e adocicadas. Uma ótima opção para os dias frios são os estilos de cervejas de abadia como Dubel, Tripel e Quadrupel, são muito agradáveis e proporcionam um bom equilíbrio entre o copo e o frio no corpo. As opções inglesas de Barley Wine ou Scotch Ale também oferecem uma degustação muito saborosa e quente. Na medida em que a cerveja vai esquentando no copo, seus aromas e sabores vão mudando levemente, portanto, a dica é apreciar com calma cada gole da bebida.

Outras boas opções são as cervejas dos estilos Stout, Bock, Weizenbock, Strong Dark Ales, Old Ales e as IPAs. Como são cervejas mais encorpadas e aromáticas, o ideal é servi-las em temperaturas acima de 6 graus, para apreciar melhor, principalmente seus aromas.

Um fato curioso sobre o inverno e as cervejas é o estilo Eisbock. Uma vez, por acidente, os cervejeiros deixaram congelar um barril de cerveja que estava no tempo, ao abrir e tentar tomar notaram uma forte diferença, a cerveja estava mais densa, concentrada e alcoólica. O que foi apenas um acidente ficou bom, foi repetido e então criado o estilo Eisbock que faz com que as cervejas passem por um processo de congelamento, extraindo parte da água da bebida, tornando a sua versão final mais concentrada, alcoólica, licorosa e muito saborosa. Um estilo também muito interessante para essa estação.

5 Cervejas para o inverno

La Trappe Dubbelcervejas-para-o-inverno-la-trappe é uma cerveja holandesa que está entre as cervejas da marca La Trappe da cervejaria de Koningshoeven. A fabricante possui fama internacional por suas cervejas La Trappe, que estão entre as melhores do mundo na família Ale. A La Trappe Dubbel pertence ao estilo Belgian Dubbel. Possui 7,0%, de teor alcoólico e seu sabor é incrível, com toques de frutas escuras e malte. Ela é também bem aromática, com notas adocicadas. É uma cerveja que combina muito bem com queijos (stilton e gorgonzola), peixes e frutos do mar, carnes de peru e de cordeiro ou sobremesas como chocolate, cheesecake e pudim.

BrewDog Shipwrecker Circuscervejas-para-o-inverno-brewdog-shipwreck-circus – Está American Barley Wine é uma colaborativa da Brewdog com a Oskar Blues, cervejaria artesanal do Colorado. É uma cerveja encorpada, licorosa, com quantidades generosas de malte, mas com presença marcante de lúpulo. A combinação do elevado teor alcoólico com o amargor do lúpulo trazem um longo final que persiste deliciosamente na boca. É considerada uma cerveja de guarda: quanto mais envelhece, melhor fica!

Chimay Bluecervejas-para-o-inverno-chimay-blueUma cerveja do estilo Strong Dark Ale, com 9,0% de teor alcoólico. Seus sabores complexos e adocicados melhoram na própria garrafa ao longo dos anos. O seu aroma é composto por frutas secas, maltes tostados e especiarias. Já a sua aparência possui uma coloração marrom escuro com média formação de espuma de breve duração. Para a harmonização, ela combina com uma grande variedade de alimentos, entre eles estão carnes de caça, cordeiro, azeitonas, queijo de cabra e receitas condimentadas.

cervejas-para-o-inverno-Old-Crafty-Hen-Vintage-AleOld Crafty Hen Vintage Ale – Feita pelo mestre-cervejeiro da Old Speckled Hen, esta Strong Ale combina um característico aroma maltado com um satisfatório e suave final que remete a uvas passas. Feita a partir de um blend de uma ale bem alcoólica maturada em barris com uma Pale Ale menos alcoólica, possui 6,5%  teor alcoólico.

cervejas-para-o-inverno-Erdinger-PikantusErdinger Pikantus – Erdinger Pikantus é uma cerveja marcante e de personalidade, indicada para os amantes de cervejas fortes. Ela usa trigo escuro selecionado, maltes de cevada e um processo mais demorado de amadurecimento. Possui uma coloração escura e turva, com uma espuma cremosa e que dura bastante. No aroma, logo nota-se o cravo, frutas e banana. Apesar do seu teor alcoólico de 7,3%, é uma cerveja muito equilibrada, em que quase não se nota o álcool.

Deixe uma resposta