New England IPA – A cerveja que já conquistou a América

17/05/2017 - Degustações e Reviews, Estilos de Cerveja

3.721 visualizações

New England IPA – A cerveja que já conquistou a América

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Ano passado um leitor aqui do blog me perguntou sobre as cervejas New England IPA (também conhecidas como Vermont IPA). Eu respondi que é muito cedo para considerarmos a NE IPA um estilo de cerveja. As cervejas da região nordeste dos Estados Unidos tem algumas características particulares e tem feito enorme sucesso, mas o problema é que as definições acabam delimitando o produto. Por que não chamar de apenas American IPA, ao invés de West Coast IPA, NE IPA ou sei lá qual a próxima?

New England IPA

Não adianta. O nome pegou e este novo estilo já ultrapassou as fronteiras da Nova Inglaterra, sendo produzido por cervejarias da Califórnia, Colorado, Oregon e até do Brasil (já experimentou a Dogma Rizoma?)

Tudo começou com a Heady Topper Double IPA, da cervejaria The Alchemist (sobre a qual eu escrevi aqui um tempo atrás). Esta cerveja é um sucesso tão grande que virou uma tendência seguir o estilo. Curiosamente o cervejeiro e proprietário da The Alchemist, John Kimmich, também não gosta do nome New England IPA.

New England IPAAlém da The Alchemist, outras cervejarias ajudaram a popularizar o estilo. Entre as várias, vale resaltar a Lawson’s Finest Liquids, Fiddlehead, Bissel Brothers Brewing, Tree House Brewing e Trillium. Todas da Nova Inglaterra.

Características das New England IPAs

A principal característica da New England IPA é a aparência turva e nublada. Muito comum em alguns estilos, como as Hefeweizen, mas, até então, não desejável em uma IPA. Ao sentir o aroma cria-se a expectativa de um sabor bem amargo, mas, ao contrário, encontramos um sabor frutado, cítrico e mais suave do que uma tradicional West Coast IPA. O objetivo não é atingir altos níveis de amargor (IBU), mas sim enaltecer o sabor. As cervejas não são filtradas e nem pasteurizadas e, em geral, vem embaladas em latas de 16 oz (473 ml).

Os lúpulos tradicionais (Centennial, Cascade, Chinook e Columbus) foram substituídos por espécies que enaltecem o sabor mais frutado (Citra, Mosaic, Galaxy, Equinox e El Dorado) e são usados em abundância no dry-hopping.

A Brewers Association ainda não reconheceu o estilo, mas será questão de tempo, porque o público já aprovou. Que tal conhecer alguns rótulos desse incrível estilo? Entre no nosso site e confira nossa categoria especial sobre as New England IPA.

Cheers!

 

Dogma Equinox Lover

Cerveja sazonal da Cervejaria Dogma da famosa linha “Lovers” em lata

de R$ 39,90
por R$

34,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

    • Olá Mauricio, tudo bem? Para essa cerveja não é preciso usar somente o Conan. Outras leveduras, como a The Yeast Bay – Vermont Ale, WYeast 1318 London Ale III e GigaYeast -Vermont IPA também podem ser usadas.

Deixe uma resposta