Cervejas Altbier: um dos mais antigos estilos de cerveja

10/05/2016 - Estilos de Cerveja

6.964 visualizações

Cervejas Altbier: um dos mais antigos estilos de cerveja

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

De um país que é especialista nas cervejas de trigo, o estilo de cervejas Altbier é um dos raros estilos alemães de Ale. É uma especialidade da cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Um estilo que apresenta uma cerveja de cor cobre e aroma predominante de lúpulo.

O nome vem do alemão, onde Alt significa velho. Nome que se deve a forma antiga de fazer cerveja, quando se utilizava leveduras ALES (de alta fermentação) para se fabricar cervejas. As cervejas Altbier também passam por um processo de maturação em baixas temperaturas, que confere um perfil final crisp e uma coloração bem límpida como as de lagers.  É, segundo o Instituto Alemão da Cerveja, um dos estilos mais antigos de cerveja.

Características do estilo Altbier

cerveja-altbier

Características das cervejas Altbier

As cervejas desse estilo apresentam corpo médio e espuma firme. São bem seca na boca e com típico amargor das cervejas produzidas na Europa. Dentre essas, as principais características do estilo de cervejas Altbier são:

Impressão geral: Uma cerveja de cor cobre brilhante, com sabor de malte e lúpulos presentes. O equilíbrio é fundamental neste estilo, onde o amargor do lúpulo deve estar combinando com a complexidade dos maltes especiais onde normalmente o equilíbrio tende ao malte.

Aroma: O aroma de lúpulos do velho mundo (floral, herbal ou condimentado) pode variar de médio a baixo. Perfil do malte é forte e complexo, uma grande variedade de maltes alemães podem ser utilizadas na receita, gerando notas intensas e variadas, as camadas de aromas que podem remeter a pão, casca de pão ou torrada.

Aparência: Cor variando entre âmbar e marrom acobreado sempre brilhante e límpida. Colarinho abundante quase branco e com boa retenção.

Sabor: Sabor de lúpulo pode aparecer como condimentado, floral ou apimentado, mas sempre bem equilibrado e com final crisp. Já os sabores do malte vão lembrar a grão ou noz, com um leve carácter mineral de final.

Deixe uma resposta