Você sabe como é feita a maturação de cerveja em barril?

28/06/2017 - Curiosidades, Estilos de Cerveja

2.169 visualizações

Você sabe como é feita a maturação de cerveja em barril?

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Certamente você já ouviu falar em maturação de cerveja em barril, mas saberia dizer realmente o que acontece e qual a importância disso?

Bom, para começar as explicações sobre a maturação de cerveja em barril é importante entender que no começo da história as cervejas eram fermentadas, maturadas e transportadas em grandes barricas de madeira, isso porque ainda não existia conhecimento sobre o inox e outros materiais. O inox veio muito tempo depois e ficou famoso devido a sua facilidade de manuseio, vida útil e principalmente a limpeza/sanitização, coisa que nos barris de madeira é muito difícil fazer (a sanitização na madeira é extremamente trabalhosa e delicada, como a madeira é um material poroso, muitas bactérias e microrganismos (bons ou ruins) ficam alojadas nesses pequenos poros, e uma vez que entram em contato com a bebida começam a agir sobre ela).

barris para maturação de cervejaA madeira mais utilizada no mundo para maturação em barril é o Carvalho, além dela existem pelo menos mais 60 variedades de madeiras que podem ser utilizadas para a fabricação de barril, cada uma oferecendo aromas e sabores únicos para a bebida. Somente o carvalho possui quatro variedades: Carvalho Húngaro (Quercus petraea), Carvalho Branco (Quercus alba), Carvalho Frances (Quercus robur) e por fim Carvalho Americano (Quercus alba). O carvalho americano tem aromas mais intensos remetendo a coco e baunilha, além de ser mais grosso e crescer mais rápido, o que o torna uma variação bem mais barata do que os seus parentes europeus.

Como se não bastasse a opção de madeira, o tamanho também é muito importantes, entre as variedades existentes podemos dizer que os barris Ingleses tem capacidade de 160 litros, já os barris de Whisky normalmente são para 200 litros, e os de Bordeaux tem capacidade de 225 litros. Essa quantidade não é só importante pela litragem mas também porque quanto menor o barril, maior a porcentagem de superfície de contato da bebida com a madeira, o que torna a maturação e extração dos compostos da madeira mais rápido.

Uma vez definido a madeira e o tamanho do barril é fundamental escolher qual a torras do barril, variando entre leve, média e alta. Cada uma das torras interfere diretamente no sabor, aroma e coloração que o barril vai oferecer para a bebida armazenada. Essa torra antigamente era feita em fogueiras, o que também defumava levemente as barricas, hoje em dia pode ser feito através de aquecimento com uma resistência elétrica, o que facilita e aumenta a precisão na hora da fabricação.

Cervejas maturadas em barril

As cervejas maturadas em barril também podem variar muito de estilo para estilo e trazer complexidade extra tanto da madeira damaturação de cerveja em barril parede do barril, quanto da bebida pré-armazenada nas mesmas barricas. Alguns cuidados são preciosos nesta parte, os níveis de temperatura e umidade devem ser controlados constantemente, caso o local esteja muito úmido existe o risco do crescimento de bolor e mofo no barril, contaminando a bebida e apodrecendo as madeiras. Se o ambiente estiver muito seco pode secar as tábuas do barril, ocasionando rachaduras das mesmas, muitas vezes essas rachaduras são tão grandes que o líquido acaba vazando. Caso a cerveja tenha passado pelo barril de outras bebidas (vinho, uísque, cachaça, etc), ela vai adquirir características semelhantes no aroma e paladar.

Quer ficar ainda mais por dentro das cervejas envelhecidas em barris de madeira e saber a diferença entre as Wood and Barrel Aged? Temos mais um post completo sobre essa tendência, confira aqui!

Founders KBS

Nota 100/100 no ratebeer

de R$ 79,80
por R$

39,90

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta