A união faz mais (e melhores) cervejas

27/01/2017 - Cervejarias, Curiosidades, Degustações e Reviews, Notícias

891 visualizações

A união faz mais (e melhores) cervejas

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

“Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses.”

No século XVIII Adam Smith já indicava a essência do sistema capitalista. O desejo de conquistar o cliente (e desbancar o concorrente) leva ao aperfeiçoamento de produtos e serviços, beneficiando diretamente o consumidor. Em síntese, o grande motor do capitalismo é a livre concorrência.

O sistema tem funcionado assim por séculos e qualquer um que trabalhe no comércio sabe o quanto é difícil vender e conquistar um lugar no mercado. A concorrência, nos mais diversos setores, é implacável, chegando muitas vezes, a ser desonesta e cruel.

Abrir uma empresa não é tarefa para qualquer um. As cervejarias artesanais mudaram um pouco esta temática, pelo menos em relação à concorrência. Eu não conheço nenhum outro segmento com tantas parcerias e colaborações entre concorrentes.

Um tempo atrás a Burger King propôs um parceria com o Mc Donald’s para fazerem um hambúrguer juntos, em favor do dia da paz. A proposta foi solenemente ignorada.

Entre as cervejarias artesanais, as colaborações tem virado regra. A excelente Imperial Stout On Fleek, da cervejaria cigana Stillwater Artisanal Ales e da americana Casita Cervecería é um belo exemplo.

A Stillwater é bem conhecida do público brasileiro. Eles já fizeram parcerias com as cervejarias Tupiniquim, 2 Cabeças, Way Beer e Morada Cia Etílica. Já a Casita Cervecería é uma micro cervejaria nova no mercado.

Localizada em Vermont, a Casita foi criada em 2015 por Ryan Witter-Merithew, um dos mestres cervejeiros da Hill Farmstead Brewery. A produção é bem limitada, as cervejas são feitas e comercializadas na própria Hill Farmstead.

A parceria com a Stillwater foi o primeiro passo para que a Casita atingisse um público maior. E começaram com o pé direito. A On Fleek é uma Imperial Stout que não fica nada a dever para as melhores do mercado. Malte bem torrado com notórios aromas e sabores de café e chocolate amargo. Uma cerveja bem encorpada, cremosa e que esconde (perigosamente) uma graduação alcoólica de 13%.

As parcerias vieram para ficar e que as próximas sejam tão boas quanto esta.

  • Excelente essa viagem ao mundo cervejeiro. É sempre bom viajar pelas notícias e curiosidades, de certos temas. Sou apaixonado pela história da cerveja. Parabéns pela ótima divulgação do mundo cervejeiro. Sucesso Sempre

    • Olá Antonio, que bom que gostou, nosso objetivo é justamente multiplicar o melhor conteúdo cervejeiro. Sempre temos novidades, continue nos acompanhando. Abraço!

Deixe uma resposta