Churrasco e cerveja! Como harmonizar?

31/05/2017 - Curiosidades, Notícias

3.264 visualizações

Churrasco e cerveja! Como harmonizar?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

A combinação de churrasco e cerveja é muito apreciada há bastante tempo. A cerveja é a bebida número um quando o prato principal é o churrasco. E por mais simples que pareça, essa combinação pode ir muito mais além das cervejas mais tradicionais e buscar novas harmonizações da bebida com o bom churrasco.

Para começar, primeiro é preciso entender a base da harmonização de cerveja e comida. Ela ocorre da seguinte forma: harmonização por corte, quando alguns elementos da cerveja como a carbonatação, amargor, álcool “quebram” os sabores e gorduras do prato, limpando o paladar para uma nova porção; harmonização por contraste, quando as características da cerveja e do prato se equilibram pela diferença, ou seja, você consegue sentir e valorizar cada um individualmente, porém juntos, criam um “terceiro sabor”, que deixa o conjunto ainda melhor; e harmonização por semelhança quando sabores do prato e da cerveja se misturam acentuando algo em comum nos dois.

A cerveja ideal para acompanhar a carne do churrasco irá depender também do corte de carne escolhido. Cervejas mais lupuladas, como é o caso das famosas IPAs, são boas para acompanhar cortes com mais gordura. Nesse caso o lúpulo, presente na cerveja, age sob a gordura da carne, limpando o paladar para o próximo pedaço. O mesmo ocorre com o álcool da bebida. O caramelo da cerveja também traz proximidade com as proteínas e açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira. Essa é uma harmonização que ocorre, no caso, por afinidade.

Dicas:

Os estilos de cerveja como Porter, Dubbel, Brown Ale ou Double IPA são os mais indicados. Uma Porter cremosa e encorpada é perfeita para acompanhar carnes mais fortes, como cortes de carneiro. Para acompanha carnes mais leves os estilos American Brown Ale, Amber Lager, Porter e Rauchbier, são os mais indicados. Para um corte com uma intensidade maior de gordura o ideal é uma cerveja mais intensa para acompanha, como uma  Dubbel, por exemplo. E para acompanha a famosa picanha de churrasco a dica é apostar em uma cerveja do estilo American Brown Ale com presença de notas de caramelo e aquele abiscoitado do malte e sabor e aroma de lúpulo. Mas se a ideia é passar o dia beliscando, batendo papo com os amigos e apreciando o líquido sagrado, uma dica são as cerejas do estilo Pilsen, um estilo mais leve e perfeito para tomar em maior quantidade e por mais tempo.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e também compartilhe conosco seus conhecimentos e experiências.

Deixe uma resposta