Você sabe como cuidar de sua barba? Confira dicas praticas!

03/08/2017 - Notícias

2.283 visualizações

Você sabe como cuidar de sua barba? Confira dicas praticas!

Clube do Malte
Beba menos, beba melhor!

Será que todo cervejeiro é barbudo? Muito provável que não, mas hoje temos uma dica para os cervejeiros barbudos. Pensando em trazer muito mais conteúdos que possa ser tão interessante para você quanto uma boa e bela cerveja, o Blog Clube do Malte e o UsebarbaBlog – uma empresa com foco em qualidade e eficiência no cuidado com a barba – são parceiros de conteúdo e para começar com confira dicas práticas de como cuidar de sua barba!

Você sabe como cuidar de sua barba? Confira dicas praticas!

Cuidar de sua barba é tão essencial quanto cuidar do cabelo. A barba malcuidada prejudica sua imagem, e em tempos atuais “imagem é tudo”. Se você teve o empenho de deixá-la crescer agora é hora de deixá-la respeitável.

Nesse guia prático numeramos 4 etapas diárias para cuidar da barba. Dependendo do seu tipo de barba poderá ser menos. Resumidamente : lavar, secar, hidratar e alinhar. Saca só:

1 – Lavar a barba

Para uma barba limpa e evitar ressecamento da pele, use sempre shampoo para a barba. Os shampoos para cabelos tradicionais foram desenvolvidos para o contato com o couro cabeludo e o contato com o rosto pode ressecá-lo. A pele exige outra fator de Ph, caso contrário ela irá ressecar e descamar com o tempo, gerando a famosa “caspa na barba” ou até algum tipo de irritação. O shampoo específico para barba é a melhor opção pois possui pH ideal para o contato com a pele somado a hidratação concedida por sua fórmula.

2- Secar os pelos

Secar bem a barba ajuda muito no acabamento e resultado visual final. Para barbas cerradas o uso da toalha é o suficiente, nesse caso pressione-a bem sobre os pelos por aproximadamente 5 segundos e repita o processo até a umidade desaparecer.

Para as barbas mais compridas é indicado o uso do secador de cabelo. Opte em utilizar na temperatura fria evitando a queima dos fios e a pele do rosto. Utilize o aparelho um palmo de distância do rosto alinhando e desembaraçando com um pente de madeira.

3- Condicionando e hidratando barba e rosto

É possível utilizar dois produtos para essa tarefa: balm para barba ou óleo para barba, a escolha está relacionada ao tamanho da barba vs objetivo pretendido.

Balm para barba

Objetivo: hidratar barba e rosto, combater coceira e irritação.

Opte pelo balm com fórmula menos viscosa, normalmente encontrada em embalagens tubulares, que são mais fáceis de serem distribuídas nos pelos e rosto. Esse atuará na hidratação evitando a coceira e irritação normalmente causada pelo ressecamento da pele. De uso sem enxágue é prático para o dia a dia.

Como usar o Balm para barba

  1. Aplique uma quantidade suficiente na palma da mão. Como medida indicamos a uma moeda de cinquenta centavos.

  2. Esfregue as mãos e aplique sobre a barba em sentido raiz até os as pontas, debaixo para cima e de cima para baixo conforme figura.

Óleo para barba

Objetivo: recuperação dos pelos da barba – pelos quebradiços e ressecados.

O óleo para a barba é o produto mais indicado para a hidratação profunda da barba e consequentemente a recuperação dos fios ressecados ou danificados. A palavra óleo para barba é consequência da formulação feita a partir de óleos essências, portanto não deixará pelos e rosto oleosos, pelo contrário, ajudará no controle da oleosidade natural.

Como usar o Óleo para barba

  1. Aplique uma quantidade suficiente na palma da mão. Indicamos como medida uma moeda de cinquenta centavos;

  2. Esfregue as mãos e aplique sobre a barba em sentido raiz até os as pontas, debaixo para cima e de cima para baixo conforme figura.

4- Alinhar a barba

Pentear a barba é importante para o alinhamento e ajuda na hidratação do pelo. A hidratação natural do pelo acontece da raiz até as pontas. O caminho dos nutrientes nos pelos da barba funciona como uma rodovia, se estiver cheio de curvas a viagem demorará mais do que uma estrada reta.

Outro fator que ajuda no alinhamento da barba é o controle do frizz. O frizz na barba são aqueles pelos mais fracos que ficam quebradiços ou com pontas duplas ficando arrepiados com a estática.

A hidratação e a utilização de um pente de madeira ajuda a espantar o frizz e compor a boa aparência. Os pentes de madeira, por suas características moleculares, não produzem eletrostática em seu atrito com outros materiais.

Seguindo esses passos de como cuidar de sua barba não tem erro, meu camarada. Mão a obra!

 

Créditos: blog.usebarba.com.br
Gabriela Heleda 

**Matéria original e editada

 

 

Deixe uma resposta