IPA Highway – a estrada das cervejarias

23/09/2016 - Cervejarias, Curiosidades, Notícias

1.131 visualizações

IPA Highway – a estrada das cervejarias

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

Ao avistar na geladeira expositora as garrafas da Kiwi Double IPA, da Lawson’s Finest Liquids, eu corri como crianças ao quebrar de uma piñata mexicana. Mas, um aviso com os dizeres ONE BOTTLE PER PERSON, conteve o meu entusiasmo. Saí da loja com duas garrafas (minha esposa comprou a outra) e com a sensação de um venezuelano quando vai ao supermercado em Caracas. Ao menos pude comprar também oito latas (limite máximo) da Sip of Sunshine, para compensar os quase 300 quilômetros percorridos entre Boston e Montpelier, no estado de Vermont.

img_0178Parece inacreditável o frenesi que algumas cervejas causam. E os cervejeiros, sadicamente, mantém a produção a um nível que nunca atende à demanda. Este é o caso da The Alchemist, da Hill Farmstead (ambas abordadas nas colunas anteriores) e também da Lawson’s Finest Liquids. Estas três cervejarias são as principais dos estado de Vermont. Estão longe de serem as que têm maior produção, mas têm a melhor reputação. Em busca de grandes cervejas eu percorri a estrada das cervejarias, nos EUA, conhecido pelo nome de IPA Highway. Expressão criada por John Kimmich, da cervejaria The Alchemist, e faz ligação entre três cervejarias.

A Lawson’s Finest Liquids está localizada na cidade de Warren e tinha, até cerca de quatro anos atrás, apenas um funcionário, Sean Lawson, cervejeiro e proprietário. Hoje a produção cresceu e algumas cervejas são produzidas na Two Roads Brewery, no estado de Connecticut.

Lawson’s é famosa por suas cervejas com maple syrup. Para quem não conhece, o maple syrup é um liquido viscoso e bem doce, tirado de uma árvore da região. Comumente usado como molho para panquecas.

A outra cerveja de grande demanda é a Sip of Sunshine, uma double IPA que já conquistou milhares de fãs no país. Nota 100 no ratebeer.com e beeradvocate.com . Páreo-duro se compararmos com a Heady Toper, da The Alchemist. Eu experimentei as duas e simplesmente não consegui decidir qual é melhor.

A IPA Highway é uma road trip indispensável para quem está a procura de boas cervejas. Posso apostar que, se o clássico livro On the Road fosse escrito hoje, Jack Kerouac teria feito um trajeto um pouco diferente.

Cheers 😉

Deixe uma resposta