Muito além da cerveja – uma tradição filantrópica

24/10/2016 - Cervejarias, Curiosidades, Notícias

730 visualizações

Muito além da cerveja – uma tradição filantrópica

Avelar Júnior
Sommelier de cervejas direto da terra do Tio Sam

A tradição filantrópica nos Estados Unidos remota desde a época da independência. O cientista político francês Alexis de Tocqueville chamou a atenção para a grande disposição da população em formar, o que ele denominou de, associações voluntárias.

A desconfiança em relação ao governo é uma característica inata de uma boa parte dos americanos e muito do que é feito em prol da sociedade é conseguido através de associações de várias pessoas ou através de grandes contribuições individuais.

A lista de bilionários filantropos vai desde Rockefeller e Andrew Carnegie no século passado, até Warren Buffet e Bill Gates nos dias de hoje.

Você pode até estar em um dia de Diógenes de Sinope e dizer que isso é somente para aliviar o sentimento de culpa. Pode ser até verdade em relação a alguns, mas os bons resultados de muitas destas ações é inegável.

img_0478Algumas cervejarias como a Samuel Adams e a New Belgium têm grandes programas assistenciais, mas estas cervejarias são de grande porte. Será que esta também seria uma opção possível em cervejarias menores?

A Maine Beer Company prova que sim. Desde o início, os irmãos e fundadores, David e Daniel Kleban, destinam 1% do faturamento bruto para organizações ambientais. Os funcionários  têm um bom pacote de benefícios e a cervejaria tem um avançado programa de reciclagem. Recomendo uma visita ao site www.mainebeercompany.com  para maiores informações.

Mas, não tenham dúvida, de que todos esses programas seriam irrelevantes sem um excelente produto por trás. O que sustenta tudo isso é a cerveja. E não é à toa que o motto da empresa é: Do what’s right (faça o que é certo).

A cerveja que ilustra esse texto é a MO Pale Ale. Quem imagina grandes novidades neste estilo tão comum? Pois fizeram uma excelente cerveja, bem lupulada, com sabores tropicais acentuados, mas sem a aspereza (no bom sentido) de uma IPA. Nota 99/100 no ratebeer.com.

Você pode também escolher a Lunch IPA (nota 100/100) para ajudar nas pesquisas sobre baleias ou a King Titus Porter (nota 99/100) para ajudar na preservação dos gorilas de Ruanda. Altruísmo nunca foi tão saboroso.

Cheers 😉

Deixe uma resposta