Saiba tudo sobre o Saint Patrick’s Day

17/03/2016 - Notícias

263 visualizações

Saiba tudo sobre o Saint Patrick’s Day

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Quem nunca ouviu falar do dia de São Patricio ou Saint Patrick’s Day? Pois é, todo mundo já ouviu este nome em algum lugar, mas pouca gente sabe o que realmente significa essa data tão importante, celebrada no dia 17 de março nos países de língua inglesa, que começa a aparecer cada vez mais no dia a dia cervejeiro aqui no Brasil.

Saint Patrick`s realmente existiu, no inicio de sua jornada foi um Sacerdote Cristão até o dia em que se tornou Bispo. Mas nem sempre foi fácil assim, quando adolescente Saint Patrick`s foi escravizado e levado para a Irlanda, após cerca de seis anos servindo como escravo, conseguiu escapar e anos mais tarde retornou para o país como missionário. Durante esse período desempenhou um papel muito importante na história do mundo e da igreja, convertendo Irlandeses ao Cristianismo.

O TREVO, O VERDE E O DUENDE

St-Patricks-Day2

É fato de que o bispo utilizava o tão famoso trevo verde como um dos métodos de evangelização, facilitando a explanação sobre a doutrina da Santíssima Trindade. A cor verde, no dia de Saint Patrick’s, ficou mais popular após a rebelião Irlandesa, em 1798. Com o intuito de chamar atenção e serem ouvidos, durante o protesto no dia 17 de março, os soldados vestiram roupas verde. Essa ação repercute até hoje e usar a cor verde significa “vestir o trevo”, fazendo referencia ao trevo verde e aos soldados rebeldes.

Já a figura do Duende nem sempre foi tão popular no dia de Saint Patrick’s. A figura fofinha e querida é um tanto quanto nova nessa comemoração, segundo o folclore celta, o pequeno ser de barba ruiva é traiçoeiro e fará de tudo para proteger seu tesouro enterrado no pé do Arco Iris. O personagem só começou a aparecer nas festividades em 1959, quando a Walt Disney Pictures lançou um filme que apresentava um duende simpático e alegre, bem diferentes do personagem do folclore celta, e que aos poucos foi sendo assimilado á Irlanda e ao dia de Saint Patrick’s.

A CERVEJA

dublino-san-patrizio

A cerveja tem sua marca registrada no dia de Saint Patrick’s, a data da celebração, 17 de março, cai no meio da quaresma (época em que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas), porém, no dia de comemoração o consumo de álcool foi liberado pela igreja e agora as pessoas podem festejar e aproveitar este dia tão especial onde tudo é verde, inclusive as cervejas. Está aí um bom motivo para celebrar a semana e beber boas cervejas!

Cheers!

Fonte imagem: Theepochtimes

Deixe uma resposta