Samuel Adams: a cervejaria ícone do mercado cervejeiro americano

07/10/2016 - Notícias

1.066 visualizações

Samuel Adams: a cervejaria ícone do mercado cervejeiro americano

Clube do Malte
Beba menos, beba melhor!

A história da Samuel Adams é também uma história fantástica de empreendedorismo, que começa quando Jim Koch, sexta geração de uma família de cervejeiros de origem alemã, decidiu fundar, com mais dois sócios, uma pequena empresa de cerveja artesanal na cidade de Boston, em Massachusetts, chamada Boston Beer Company.

Em 1984 ele decidiu, juntamente com a ajuda de Joseph Owades, considerado uma referência no setor, criar uma cerveja utilizando uma fórmula de seu tataravô, Louis Koch, com o objetivo de lançar algo realmente diferente no mercado americano. O primeiro barril dessa nova cerveja foi produzido na cozinha de sua casa e utilizando apenas os melhores ingredientes.

samuel-adamsFinalmente em 1985, em plena comemoração do Patriot’s Day, lançou a cerveja Samuel Adams Boston Lager, batizada com o nome de um dos pais da revolução americana, que foi governador de Massachusetts e primo de Jonh Adams, segundo presidente dos Estados Unidos.

A nova cerveja era uma lager de cor âmbar clara, com belo perfume, bem marcado pelo lúpulo, pinceladas florais, e paladar equilibrado, encorpado e com um final amargo e delicado. Inicialmente a cerveja era produzida sob contrato, por uma cervejaria em Pittsburgh e vendida em apenas 25 bares de Boston, pelo próprio Jim e seu sócio. Três meses depois de iniciar sua produção, a nova cerveja foi eleita a melhor dos Estados Unidos, no Great American Beer Festival.

Rapidamente a Samuel Adams se transformou na cerveja artesanal campeã de vendas na cidade de Boston e, depois, no país. A marca também construiu uma forte identificação com a comunidade, a ponto de se tornar um símbolo da cidade de Boston e ícone do mercado cervejeiro americano. Em 1988, a empresa construiu uma sede para a cervejaria, em Boston. Neste mesmo anos lançou a Samuel Adams Doble Bock, primeira cerveja sazonal da marca, extremamente escura e forte, com 9,5% de teor alcoólico.

A crescente popularidade da cerveja levou, em 1989, a produção a atingir 7.3 milhões de litros por ano, o equivalente a 63 milsam-adams-brewery barris. Na década de 90 a empresa começou a introduzir no mercado outros tipos de cerveja, como por exemplo, a escura, a Boston Ale, a Cream Stout, a Porter, além de cervejas sazonais, dando início a uma ampla linha de produtos.

A cerveja Samuel Adams Triple Bock, lançada em 1994, deu origem as fortes cervejas da marca. Mesmo com o aparecimento de milhares de cervejarias artesanais, a Samuel Adams continua sendo líder de mercado.

Desde o lançamento da cerveja Samuel Adams no mercado, o segredo de Jim Koch é vender um pouco de nostalgia. Ele sabe que o mais importante ingrediente da Samuel Adams é a história: não é somente o seu sabor que conta, mas também a forma como ela é vendida, os locais onde se bebe e a embalagem. A sua venda é como um ato de sedução, ainda mais justificado pela ligeira diferença de preço que o consumidor paga por ela: se é mais cara é com certeza melhor.

Cervejas Samuel Adams

 São vários os rótulos da Samuel Adams, destacamos alguns para você conhecer:

samuel-adams-boston-lager

 

 

Samuel Adams Boston Lager: Coloração avermelhada, espuma com boa formação e duração. Aroma maltado, unindo também um toque frutado. Amargor equilibrado, com toque seco na boca. 5,1% de teor alcoólico.

samuel-adams-light

 

 

Samuel Adams Light: Surpreende os amantes da boa cerveja, pois possui a coloração típica e a mesma espuma alta, densa. Lúpulo e amargor bem mais discretos, uma cerveja ideal para refrescar. 4% de teor alcoólico.

samuel-adams-black-lager

 

 

 

Samuel Adams Black Lager: É uma ótima representante do estilo, com cor escura, espuma bege. É mais adocicada, no sabor a presença do malte tostado e do caramelo. 4,9% de teor alcoólico.

cerveja-samuel-adams-octoberfest

 

 

Samuel Adams Octoberfest: Esta edição contém 5 variedades de malte, com sabor rico e cor translúcida. Creme médio, levemente adocicada, passando pelos sabores de frutas vermelhas e castanhas. 5,3% de teor alcoólico.

samuel-adams-utopias

 

Samuel Adams Utopia: A cerveja artesanal que é considerada por muitos um elixir. Uma bebida intensa, com notas de figo, uvas passas, baunilha e caramelo. Em sua produção, a cerveja descansa em barris de rum, o que evidencia certo sabor frutado adocicado e sua textura suave. Porém, seu forte aroma de álcool não esconde o teor alcoólico de 27%.

samuel-adams-infinium

Samuel Adams Infinium: Foram dois anos trabalhando na elaboração desta cerveja, que é feita com quatro ingredientes tradicionais: malte, lúpulo, água e levedura, através do método champenoise. Dourada e encorpada, a Infinium revela em cada gole o álcool, mas combinado com sua doçura. Ótima drinkability, com teor alcoólico de 10%.

Deixe uma resposta