Como salgar a carne corretamente?

21/04/2018 - Prazeres Correlatos

670 visualizações

Como salgar a carne corretamente?

Juliana Chini
Fundadora do Blog da Carne, viajante e apaixonada por churrasco , família, amigos e uma mesa de bar.

Seguindo o passo-a-passo de um churrasco, já trouxemos na Coluna do Blog da Carne um artigo sobre como escolher uma carne de qualidade, como descongelar a carne de forma correta e agora vamos explicar sobre um processo que parece simples, mas que faz toda a diferença na maciez e suculência: como salgar a carne.

O ideal é sempre adicionar o sal depois de selar a carne. É um costume salgar antes para “dar sabor à carne”, mas não é aconselhável nem mesmo no churrasco, na qual a velha dica sempre foi “deixe a carne descansando no sal grosso antes de colocá-la na brasa”.

Mas, por que não salgar antes?

Porque o sal pode ressecar a carne, absorvendo os líquidos e diminuindo a sua suculência. Quando postergamos o sal, a carne não perde tanto líquido. Muitos argumentam que o descanso no sal grosso ressalta o sabor da carne. Mas, uma carne de boa qualidade não precisa deste descanso. É uma questão de escolha e entendemos que muitos churrasqueiros não abram mão do sal grosso antes. Afinal, não existe tempero certo, pois cada um tem um paladar. Mas, a nossa sugestão é: no próximo churrasco, experimente salgar depois e avalie o resultado para decidir em qual momento prefere salgar.

Atenção!

Evite sal fino porque pode deixar a carne muito salgada e estragar a peça. Prefira utilizar um moedor de sal grosso ou sal de parrilla (entrefino). Muitos açougues, casas de carnes e até supermercados já comercializam estes tipos de sal.

 

Deixe uma resposta