Como ser um barbudo respeitado no trabalho?

25/09/2017 - Prazeres Correlatos

388 visualizações

Como ser um barbudo respeitado no trabalho?

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Se você é um daqueles cervejeiros que não dispensa uma bela barba, confira as dicas que o pessoal do UsebarbaBlog, nossos paceiros de conteúdo, mandaram para você saber como ser um barbudo respeitado no trabalho.

O ambiente de trabalho é  um lugar polêmico para se apresentar barbudo e a permissão varia de acordo com a política da empresa. Porém uma coisa é certa: a barba bem cuidada é indispensável no ambiente de negócios.

Barba no trabalho – pode ou não usar?

Há sempre um medo que sonda os empregados quando o assunto é usar barba no trabalho.

“Será que a empresa permite? Será que uso a barba na entrevista de emprego?”

Basicamente o uso de barba somente pode ser proibido quando ela compromete a segurança. Por exemplo, em ambientes industriais onde existem máquinas que precisam de métodos de segurança específicos.

Mas isso deverá ser especificado pela empresa antes da contratação e o uso da barba durante a entrevista não pode ser motivo de não contratação.

Nos outros casos, a proibição da barba no trabalho pode ser discriminatório.

De qualquer forma, as empresas possuem um Código de Conduta interno, com regras que devem ser apresentadas e assinadas pelo empregado no ato da contratação.

É comum nessas regras possuir um texto assim: “…os colaboradores devem estar asseados e fazer suas atividades com responsabilidade…” ou algo muito parecido com isso.

Isso quer dizer que no caso dos barbudos, a barba no trabalho deve estar sempre bem apresentável!

Existem estudos que comprovam que a barba dá ao homem um semblante mais maduro e experiente, aumentando a credibilidade e poder de persuasão. Isso é ótimo para a sua carreira! Barba no ambiente no trabalho ainda pode te ajudar.

Afinal, como ser um barbudo respeitado no trabalho

Deixe a barba crescer num momento oportuno

Se você ainda não é barbudo, mas está querendo se tornar um, então escolha um período adequado para isso.

Para deixar a barba crescer, você deverá simplesmente deixar os pelos crescerem por alguma semanas, até você poder começar a aparar e desenhar.

Esse tempo pode te deixar com uma aparência um pouco desleixada e se sua empresa preza muito pela aparência, evite trabalhar assim. As férias são um ótimo período para deixar a barba crescer, e quando voltar ainda causar uma boa impressão com a mudança de visu.

Se você quer deixar a barba crescer do zero, temos algumas dicas aqui.

Escolha um estilo adequado com seu trabalho

Com a barba já crescida, escolha um estilo de barba que combine com sua função. Ambientes descontraídos, abrem um leque maior de opções. Já meios corporativos e mais sérios talvez peçam uma barba mais clássica num tamanho curto ou médio.

Vale uma conversar com alguém que possui um cargo acima do seu ou conheça melhor a empresa do que você. Bom senso é o melhor caminho.

Faça frequentemente a manutenção da barba

Para estar bem asseado e cumprir com o regulamento interno, é indispensável fazer a manutenção frequente da barba. Aqui vão as dicas:

  1. Apare os fios de uma a duas vezes por semana, de acordo com a velocidade de crescimento dos seus pelos. Os aparadores elétricos são mais fáceis de usar e evitam as falhas;
  2. Mantenha sempre a barba bem desenhada, você pode fazer isso em casa mesmo ou visitando um barbeiro. Para barbas clássicas, é importante manter delineado a linha da bochecha e pescoço;
  3. Barba sempre limpa! Use Shampoo para barba para manter os pelos limpos e saudáveis;
  4. Hidrate os fios constantemente. Use Balm para barba após o banho ou após se barbear e carregue sempre no bolso um Óleo para barba, ele vai recuperar os fios ressecados e evitar o frizz. Barba hidrata é sinal de barba macia e bem cuidada!
  5. Antes de ir trabalhar, hidrate e penteie os fios. Use um pente de madeira para barba, pois eles são antiestáticos e evitam o surgimento de frizz;
  6. Após lavar a barba (de preferência antes de sair para o trabalho), evite secar os fios esfregando com um toalha, isso pode deixar a barba com aparência bagunçada. Apenas comprima a tolha sobre a barba ou ainda use um secador de cabelo e penteie com o auxílio de um pente, a barba vai ficar seca e alinhada.

Mantenha a confiança e bom humor

A maioria do pessoal curte uma barba alinhada e bem cuidada. Mas é provável que ainda tenha aquele colega de trabalho retrógrado que vai soltar um comentário desagradável sobre sua barba.

Take it easy! Relaxa, brother, a opinião dele não é o da maioria e muito menos a sua! Mantenha-se confiante que logo todos se acostumam e não haverá mais comentários assim. Ao contrário, barbas bem cuidadas são inspiradoras e as conversas sobre a sua barba serão somente sobre como você a mantém assim tão alinhada.

Se você já teve alguma experiência interessante com sua barba no ambiente de trabalho, compartilha aí com a gente nos comentários!

Créditos: blog.usebarba.com.br
Gabriela Heleda 

**Matéria original e editada

Quer saber mais sobre Barba, confira outros posts aqui!

Deixe uma resposta