Barba falhada? Confira dicas!

10/10/2017 - Prazeres Correlatos

227 visualizações

Barba falhada? Confira dicas!

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Hoje o pessoal do UseBarba Blog, mandou dicas para melhorar a barba falhada.

Qual barbudo não gostaria de ter uma barba cheia? Infelizmente ou felizmente isso é uma questão de genética. Para a maioria, falhas na barba ou barba falhada é a realidade. Explicaremos nesse post as causas e dicas para melhorar a aparência da sua barba.

Entendendo os motivos da barba falhada

O médico Dr. Lucas Fustinoni comenta em seu canal que 85% das características dos pelos do nosso corpo estão ligadas à genética, ter barba falhada é, provavelmente, herança da sua família. Observe sua família materna e paterna, isso pode trazer esperança ou estimulá-lo a buscar alternativas para lidar com a barba falhada.

É possível haver alguma deficiência no organismo que iniba o crescimento dos fios ou faça com que  eles caiam. Se você já tentou deixar a barba crescer por mais de 30 dias e nada, continua com muitas falhas a dica é procurar um dermatologista. Exames irão indicar alguma anormalidade do seu organismo, especialmente relacionados a hormônios que podem inibir o crescimento do pelo. Realizando o tratamento adequado os resultados aparecerão.

Partindo do pressuposto que não há nenhum fator de saúde , vamos para as dicas que potencializarão o crescimento dos pelos e consequentemente o fechamento das falhas:

  • Tenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes – a falta deles pode enfraquecer os fios e até causar a queda;
  • Pratique atividade física, isso colabora para a produção de testosterona, hormônio que estimula o crescimento do pelo no homem.
  • Durma bem e suficiente – estudos comprovam que homens que dormem 5h ou menos têm uma diminuição de até 25% na no nível de testosterona.
  • Fuja do estresse – pessoas estressadas tendem a ter uma menor produção de testosterona e uma maior produção de cortisol inibindo o crescimento de pelos.

Essas dicas são para manter os níveis de hormônios e vitaminas dentro do normal. Excessos de vitaminas ou injeções de hormônios sem prescrição médica podem causar efeitos colaterais sérios, fique de olho.

Atenção: desconfie de produtos “milagrosos” que prometem crescimento da barba em falhas. É simples, você conhece um produto que faça crescer o cabelo em carecas? O que existem sim são tratamentos paleativos, implantes ou outros métodos que ajudarão no processo.

Abaixo as ações práticas :

Deixe crescer

Primeiro, não acredite no mito de quanto mais você raspar a barba, mais ela vai crescer. Esquece, isso não é verdade. Deixar crescer parece uma dica tão óbvia, porém muitos não deixam a barba crescer por um período suficiente. É importante deixar os folículos crescerem livremente por um mês ou mais. É comum desistir nessa etapa por coceira e irritação. Há produtos desenvolvidos especialmente para  ajudar a ultrapassar essa fase – o principal é o  Balm para Barba . Apenas deixando a barba crescer para avaliar o real potencial dela.

Segundo o Dr. Lucas Fustinoni, a média de crescimento do pelo é de 1,25cm ao mês – 15cm ao ano, mas vale lembrar que todos os pelos não crescem na mesma velocidade, então tenha calma, dê tempo ao tempo!

Mantenha o rosto limpo

É imprescindível que você mantenha seu rosto limpo, assim os poros ficam desobstruídos e os pelos livres para crescer.

Com a barba ainda curta, esfoliar 0 rosto uma vez por semana ajuda na limpeza do rosto eliminando as células mortas.

Quando os primeiros pelos aparecerem, já use o Shampoo para a Barba que cuida tanto da pele do rosto como do pelo, além de auxiliar no fortalecimento dos fios.

Faça massagem facial

Pode parecer pouco comum, mas massagens estimulantes dão uma forcinha para aqueles pelos mais preguiçosos.

Após lavar o rosto e a barba, ainda sem usar nenhum creme (para manter os poros desobstruídos), faça movimentos circulares na região da barba com uma pressão moderada 3 minutos por dia.

Ingira vitaminas

As vitaminas que auxiliam no crescimento do pelo são as do complexo B e D, zinco e ferro. Você pode ingerir essas vitaminas naturalmente consumindo regularmente brócolis, abacate, beterraba crua, ostras, camarão, fígado, grão de bico, castanhas, cereais, lentilha, ervilha cozida entre outros.

Faça reposição de vitaminas somente se houver deficiência de alguma delas, para saber se esse é seu caso, consulte um médico.

Minoxidil

O Minoxidil é um medicamento que não é regulamentado para uso na barba pela Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. Porém, existem muitos vídeos falando da eficácia desse produto e muita gente usando por aí, por isso resolvemos falar sobre ele.

O Minoxidil possui propriedades vasodilatadoras: ao aplicar o remédio, os vasos sanguíneos da região são estimulados fazendo com que o folículo capilar ajude no crescimento do pelo. O medicamento só funciona para quem possui os folículos fracos ou folículos que ainda não haviam sido estimulados. Logo, onde não há folículo ou folículos que se fecharam, nunca haverá pelo (esse é o mesmo caso de pessoas que ficam carecas, o folículo se fecha e não nasce mais pelo, mesmo com estímulos). É por esse motivo que tem gente que usa o produto e alcança uma barba fechada e outras que não atingem o objetivo esperado.

Antes de você optar pelo uso do Minoxidil vale lembrar que ele é um medicamento, por isso é recomendado o uso somente após você trocar uma ideia com seu médico. Consulte um dermatologista, cheque sua saúde e saiba se esse produto é adequado para o seu caso.

Implante de Barba

Caso já tenha tentado inúmeros tratamentos e sua saúde está em dia, o implante pode ser uma alternativa.

Esse método tem um investimento mais alto (em torno de R$ 6000 e R$ 8000), mas garante bons resultados após 3 ou 4 meses.

Como disfarçar a barba falhada

Se você não quer usar nenhum medicamento e nem pode pagar por um implante, tenha a mais absoluta certeza de que ter a barba falhada não é o fim do mundo, ao contrário, esse é o caso da maioria dos homens e acredite: barba falhada pode ser bem bacana.

Se as suas falhas na barba ficam próximas ao queixo, você pode aparar a barba de uma maneira linear, fazendo um degradê com a tesoura e máquina: fios curtos na parte de cima, fios compridos na parte de baixo. Isso vai ajudar cobrir as imperfeições com fios maiores. Mas atenção: Se sua barba mesmo comprida não cobre os buracos com falhas, não mantenha os fios compridos, pois isso ressalta ainda mais as falhas, siga a dica que demos anteriormente.

Agora, se o problema for mais evidente abaixo das bochechas, é possível adaptar o desenho da barba mais abaixo da falha, apagando ela por completo. Mas não recomendamos fazer isso em casa por conta própria, é preciso levar em conta o formato do seu rosto, por isso antes visite uma boa barbearia.

De qualquer forma, vale sempre a dica de procurar um barbeiro, ele vai poder te ajudar bastante para deixar sua barba mesmo que falhada, matadora!

Quer cuidar da barba, confira aqui todas as dicas!

 

Deixe uma resposta