Saiba como evitar e tratar irritações na barba

19/08/2017 - Prazeres Correlatos

475 visualizações

Saiba como evitar e tratar irritações na barba

Clube do Malte
Beba menos, beba melhor!

Saiba como evitar e tratar irritações na barba

Chega de irritações na barba! Segue aí mais uma dica bacana do pessoal UsebarbaBlog, nosso parceiro de conteúdo, para você manter a sua barba perfeita e com os cuidados necessários.

Saiba como evitar e tratar irritações na barba

Vermelhidão, caspa, coceira são sintomas de uma barba irritada que muitos barbudos já passaram. A irritação na barba é um problema doloroso e extremamente incômodo causado geralmente pelo atrito entre os pelos da barba e a pele sensível do rosto.

O problema tende a piorar com o tempo se não for tratado de forma adequada. Porém, cuidar da irritação na barba pode ser bem tranquilo, seguindo algumas dicas simples.

Como prevenir a irritação na barba

 

1 – Mantenha a barba sempre limpa

Essa é a dica básica! Além de dar uma boa aparência, manter a barba limpa evita possíveis infecções. Use Shampoo próprio para a barba, pois ele tem formulação adequada para limpar os pelos e cuidar da pele sensível do rosto, evitando alergias.

2 – Cuide bem da hidratação da barba

Manter a barba hidratada evita o ressecamento do pelo e da pele, o que pode causar descamação e outras irritações.

Após aparar e desenhar a barba, a pele pode ficar bastante irritada devido ao atrito com a lâmina, use o Balm para Barba, ele vai devolver a hidratação necessária para a pele e possui agentes cicatrizantes que vão cuidar de possíveis machucados.

3 – Use sempre lâminas novas

Uma das principais causas da irritação é o uso de lâminas velhas que não deslizam mais suavemente sobre a pele como deveria. Lâminas cegas não removem os pelos corretamente e ainda por cima causam cortes dolorosos.

Uma lâmina de barbear mesmo da melhor qualidade deve ser usada no máximo três vezes. Após essa frequência, é necessário descartá-la.

Se mesmo com lâminas novas, ao desenhar a barba, sua pele tem ficado irritada, é sinal de que ela tem hipersensibilidade ou até mesmo alergia à lâmina. Nesse caso, recomendamos usar um barbeador elétrico, ele geralmente resolve essa situação e o investimento valerá à pena.

4 – Desenhe a barba de forma adequada

Se você não for desenhar a barba durante o banho, recomendamos que antes de fazê-la, coloque uma toalha umedecida com água quente sobre a região da barba. Isso vai abrir os poros e tornar esse processo muito mais fácil, menos dolorido e sem dúvida evitar irritações.

Além disso, existe um jeito certo de fazer a barba, capaz de remover os pelos sem risco de irritações: use a lâmina sempre no sentido do crescimento dos pelos, após aplicar uma generosa camada de espuma para barbear.

Preste atenção ao passar a lâmina para evitar passá-la no mesmo local mais de duas vezes.

5 – Deixe a pele descansar

É recomendado fazer a barba apenas uma vez por semana.

Dessa forma, a pele tem tempo para descansar e não ficar irritada. Caso o rosto tenha hipersensibilidade ou já esteja com irritação, prolongue esse descanso por um máximo de tempo.

Essas dicas simples de cuidados podem evitar o trabalho maior de cuidar de uma infecção mais séria, além tornar o momento de desenhar a barba mais tranquilo e prazeroso.

Tratando as irritações

Além de sempre cuidar da barba com os produtos adequados, você pode recorrer paralelamente aos meios ‘naturebas’. Passar babosa, abacate ou colocar rodelas de pepino sobre a região irritada, podem acalmar a pele e ao mesmo tempo ajudar na hidratação.

Se sua pele já está bastante irritada e com inflamação, você pode utilizar uma pomada de hidrocortisona na superfície da pele por até quatro vezes ao dia.

No caso de muita dor na região, aplique uma compressa com água morna sobre a área – sem esfregar ou apertar – . A compressa ajuda a abrir os folículos entupidos que estão causando a dor e alivia a aparência avermelhada da pele.

Loções que possuem aloe vera também ajudam a aliviar a dor, e aumentam a velocidade da cicatrização.

Se mesmo com todos os cuidados, a irritação permanecer ou ainda se houverem outros sintomas, como queda dos pelos, coceira excessiva, suspenda o uso de todos os produtos e procure um dermatologista, essa irritação pode ter outras causas e somente ele poderá identificar e indicar um tratamento adequado.

Créditos: blog.usebarba.com.br
Gabriela Heleda 

**Matéria original e editada

 

Deixe uma resposta