Vamos colocar cerveja na receita? – Alcatra com cerveja stout

28/08/2017 - Receitas e Harmonizações

1.646 visualizações

Vamos colocar cerveja na receita? – Alcatra com cerveja stout

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Uma ótima receita para curtir no final de semana em família, ou para receber os amigos para um jantar. Hoje ensinaremos você a fazer uma alcatra com cerveja Stout, capaz de impressionar qualquer um. A cerveja vai no preparo da alcatra, mas claro que uma boa Stout para harmonizar depois também é muito bem vinda.

O estilo de cerveja Stout é um dos mais interessantes e lendários do mundo da cerveja. Um tipo de cerveja carregado de história e curiosidades e que atraem milhares de fãs mundo afora. Ela foi criada como uma subcategoria da cerveja Porter, que era consumida pelos trabalhadores portuários ingleses e irlandeses no século passado. Inicialmente foram consideradas como uma versão mais forte e mais escura da Porter. (confira aqui tudo sobre o estilo de cerveja Stout)

Duas ótimas pedidas são a Baden Baden Stout, para preparar a alcatra, e uma maravilhosa Founders KBS, para harmonizar depois com o prato. 😉

Agora vamos a receita!

Alcatra com cerveja Stout

Ingredientes:

1 peça de alcatra de 1,2kg;

1 pacote de sopa de creme de cebola;

1 garrafa ou lata de cerveja Stout (300ml);

1 pacote de molho de tomate (200g);

1 cebola picada; 3 dentes de alho picados;

1 cubo de caldo de costela.

Modo de Preparo: Em uma panela de pressão grande, coloque um pouco de óleo e frite a cebola e o alho. Coloque a carne e frite bastante até ficar completamente dourada, colocando uma pequena quantidade de água de vez em quando. Misture em uma vasilha a cerveja, o creme de cebola e o molho de tomate até dissolver bem. Jogue na carne e acrescente os cubos de caldo de costela. Feche a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos. Certifique-se que há água suficiente durante o cozimento.

Quer conhecer outras receitas com cerveja? Confira aqui!

Deixe uma resposta