Aprenda a harmonizar 5 estilos de cervejas alemãs

19/10/2017 - Receitas e Harmonizações

861 visualizações

Aprenda a harmonizar 5 estilos de cervejas alemãs

Fernanda Severo
Sommelière de Cervejas, Técnica Cervejeira e Editora do Blog Pitada de Cevada

A Oktoberfest está chegando e é a nossa “desculpa” perfeita para beber mais dos estilos de cervejas alemães. A Alemanha tem muito orgulho do que produz e não é a toa. Eles prezam tanto pela qualidade do produto, que conseguiram construir uma das maiores escolas cervejeiras do mundo. Se prepare para as festas de Outubro e aprenda a harmonizar 5 estilos de cervejas alemãs!

1 – Helles

É claro que a queridinha da Oktoberfest  não ia ficar de fora. De cor dourada, a cerveja é refrescante e apresenta notas de malte que lembram pão. Malte e lúpulo estão bem equilibrados, ou seja, nenhum dos dois elementos se sobressai.

Para acompanhar uma boa Helles, nada melhor do que as próprias comidas da Oktoberfest. As características de pão vão de encontro ao famoso pretzel. A salsicha alemã branca também é uma boa opção por conta do sabor mais sutil. Uma boa dica é prestar atenção na intensidade de ambos os elementos.

2 – Hefeweizen

A cerveja de trigo alemã já é bastante conhecida por aqui. Seus sabores e aromas de banana e cravo são inconfundíveis. O corpo dessa cerveja é aveludado e ela possui leve acidez.

Tal como a Helles, procure alimentos igualmente leves para combinar com a intensidade da cerveja. Saladas e omeletes são ótimas pedidas. Além disso, a Hefeweizen, também conhecida como Weissbier, harmoniza muito bem com queijo de cabra ou ceviche, por conta da acidez leve.

3 – German Pilsener

Quem disse que a escola alemã não tem a pegada de lúpulo? A autêntica German Pils é uma cerveja com amargor médio e aroma inconfundível de lúpulos florais. Ela é bastante refrescante e é perfeita para um dia de sol.

German Pils é um ótimo acompanhamento para peixe e frango. Esse estilo também combina com petiscos fritos, como bolinho de bacalhau ou bolinha de queijo provolone. O amargor limpa o palato para a próxima mordida, além de funcionar como um bom contraste para o gosto salgado desses alimentos.

4 – Doppelbock

A Doppelbock é a versão mais potente da Bock e é uma das cervejas alemães com maior potencial alcoólico. Ela é bastante maltada e possui características marcantes de caramelo, toffee e castanhas.

Para harmonizar essa cerveja, é importante que o prato seja igualmente intenso. O gorgonzola, por exemplo, é um ótimo acompanhamento, pois o sabor salgado e a gordura do queijo contrastam com o dulçor e alto teor alcoólico da cerveja. A doppelbock também vai bem com sobremesas a base de nozes ou que contenham calda de caramelo, por conta da similaridade dos sabores.

5 – Rauchbier

A Rauchbier é uma cerveja que surpreende. Ela reproduz a maneira como as cervejas eram feitas antigamente, quando o malte era secado com a queima da madeira, o que lhe conferia notas defumadas. A Rauchbier pode ter qualquer estilo como base, porém todas vão apresentar o defumado como característica principal.

As harmonizações perfeitas para esse estilo de cerveja acontecem por semelhança, ou seja, com alimentos igualmente defumados. A Rauchbier é a cerveja ideal para feijoada, costelinha, linguiças defumadas ou pratos que levam bacon.

Aproveite a Oktoberfest e bom apetite!

Cervejas com doces? Descubra harmonizações para suas sobremesas preferidas

Fernanda Severo – Blog Pitada de Cevada

Deixe uma resposta