Carnes com cervejas IPAs – Como harmonizar?

17/02/2017 - Receitas e Harmonizações

Carnes com cervejas IPAs – Como harmonizar?

Olá pessoal, hoje vamos estrear a Coluna do Blog da Carne aqui no Blog do Clube do Malte! Vamos trazer muita #InformaçãoBemPassada combinando duas coisas que amamos: carne e cerveja! E vamos começar falando da minha favorita: a India Pale Ale, a adorável IPA! E também te dar a dica de como harmonizar carnes com cervejas IPAs.

Reza a lenda que os ingleses precisavam de uma cerveja mais forte e com mais lúpulo para aguentar as viagens para as Índias. De fato, a IPA se corou nos Estados Unidos, onde é muito bem representada pelas cervejas artesanais e por marcas conhecidas como a Goose Island de Chicago (uma das minhas IPAs favoritas).

Mas, com que carnes a IPA harmoniza?

A India Pale Ale é uma cerveja que lida muito bem com carnes gordurosas, pois ela refresca o paladar.

E, como uma boa americana, forma uma bela combinação com hambúrgueres. Com queijo gorgonzola, a combinação fica perfeita!

A IPA é uma ótima aliada das carnes apimentadas e condimentadas. Combina com tacos e burritos com chili (prato típico mexicano de carne moída apimentada) e com carne defumada estilo texana, temperada com o dry rub (mix de especiarias).

Para o churrasco, a IPA é a companheira das carnes mais gordurosas, como o cupim e a costela (bovina e costelinha de porco). O ancho (ribeye ou filé de costela) também é uma ótima pedida para acompanhá-la.

Gostou do primeiro artigo da Coluna do Blog da Carne? Então pegue uma IPA, faça um brinde e comente abaixo 😉

Por: Juh Chini – Blog da Carne