Como Harmonizar Cerveja e Chocolate

03/04/2017 - Receitas e Harmonizações

1.067 visualizações

Como Harmonizar Cerveja e Chocolate

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Por que na páscoa, ao invés de ovos de chocolate, as pessoas não se presenteiam com cervejas de chocolate, por exemplo? Você sabe como surgiu essa tradição dos ovos de chocolate e o coelho, como símbolos da páscoa?

Vamos começar pelos famosos ovos de páscoa. Na Europa antiga, as pessoas pintavam e decoravam os ovos de galinha como forma de celebração a chegada da primavera. Após o cristianismo, na Páscoa, essa pratica continuou em comemoração ao renascimento de Jesus Cristo.  Já o coelho era visto, no Antigo Egito, como símbolo de uma nova vida. Esses dois ícones ganharam o mundo sendo eternizados como símbolos da páscoa.

E o chocolate?

Nesse período em que os ovos de galinha eram decorados e serviam como presentes, os Pâtissiers franceses, começaram a recheá-los com chocolate, mantendo a tradição da decoração na parte externa. Esse novo costume se espalhou pelo mundo no final do século XIX com a evolução da tecnologia. A partir de então, os ovos passaram a ser o que conhecemos hoje em dia, totalmente feitos de chocolate, comercializados somente na Páscoa como celebração a vida e ao renascimento de Cristo.

Mas Cerveja e chocolate combinam?

cerveja-com-chocolate

Sim, e muito! Uma das comidas mais harmonizadas com cerveja são as deliciosas sobremesas a base de chocolates ou o chocolate puro. Isso é possível graças à propriedade do malte, que pode variar em diferentes níveis de torrefação. O grão torrado apresenta sabores de caramelo, chocolate e até café. Com essa variedade toda basta encontrar a cerveja e o chocolate com a intensidade ideal para uma boa harmonização.

Assim como as cervejas, existe uma variedade enorme de chocolates: ao leite, amargo, branco, com mais ou menos percentual de cacau e há os que levam outros ingredientes e especiarias em suas receitas.

Para ajudar você a combinar cerveja e chocolate, vamos explicar rapidamente como funciona uma harmonização. Existem três formas de se harmonizar:

  • Harmonização por semelhança: um chocolate ao leite é bem mais doce do que os chocolates amargos, então uma cerveja mais adocicada casa perfeito nessa degustação.
  • Harmonização por contraste: usando um chocolate branco, que oferece mais sabores de manteiga e cacau, pode-se utilizar uma fruit beer, uma cerveja com dulçor e acidez que ajudará a limpar o paladar da gordura do chocolate, além de oferece um sabor frutado que, quando combinado com o chocolate vai suavizar e balancear os sabores. O que antes parecia ser apenas uma cerveja e um chocolate, agora se parece mais um bombom recheado, melhorando a experiências e criando um terceiro sabor.
  • Harmonização por corte: esse tipo de harmonização não é mais tão utilizado, pois existe certo conflito entre os componentes e um sempre sai perdendo. Entretanto, podemos utilizar os chocolates com mais de 60% de cacau com uma cerveja do estilo Belgian Tripel, a carbonatação, o alto teor alcoólico e o leve frutado da cerveja atravessam a pouca gordura do chocolate, limpando completamente o paladar e preparando a boca para a próxima mordida. O interessante aqui é notar como a as propriedades da cerveja agem na boca junto ao chocolate.

O que tomar nessa páscoa?

cerveja-e-chocolate

Depois de entender um pouco sobre como harmonizar cerveja e chocolate saiba que, também existe no Brasil, diversas cervejas achocolatadas, que ressaltam o sabor e aroma do chocolate. Infelizmente, ainda não é possível utilizar chocolate nas receitas para produzir cerveja no Brasil. Para chegar ao paladar de chocolate desejado, todas as cervejas brasileiras utilizam-se apenas das propriedades do malte, cacau e outras especiarias. Isso, porque existe uma lei no Brasil que proíbe a utilização de ingredientes derivados de animal, como por exemplo, o leite. Desse modo, não é possível fabricar, no Brasil, uma cerveja com chocolate.

Você é cervejeiro e quer ser autêntico nessa páscoa?  Confira estas incríveis cervejas achocolatadas, com aromas e, até mesmo, sabores de chocolate, perfeitas para tomar nessa páscoa ou presentar os amigos!

 

 

Deixe uma resposta