Para caprichar no final de semana: costelinha de porco com cerveja Porter

31/03/2017 - Receitas e Harmonizações

1.441 visualizações

Para caprichar no final de semana: costelinha de porco com cerveja Porter

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

Mais um final de semana está chegando e nada como jogar na geladeira aquela sua cerveja especial, preparar um prato saboroso e relaxar. Hoje, separamos para você uma receita rápida, com ingredientes fáceis de encontrar e incrivelmente deliciosa, costelinha de porco com cerveja. Uma perfeição para aquele almoço aconchegante de domingo.

A cerveja usada na receita é do estilo Porter, nesse caso indicamos que use uma boa Porter, como a Baltika 6 porter, Colorado Demoiselle, Day Of The Daed Porter, entre outras. E quer uma dica? Aproveita e compra uma a mais para harmonizar com o prato depois. A combinação é excelente!

Receita de costelinha de porco com cerveja Porter

Ingredientes: costelinha-de-porco-na-cerveja

  • 100 ml de cerveja do estilo Porter;

  • 1 kg de costelinha de porco fresca e com osso;

  • Suco de meia laranja; – 1 colher de sopa de açúcar;

  • 2 ou 3 dentes de alho;

  • Sal e óleo a gosto;

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a quantidade que desejar de óleo. Doure o alho e, em seguida, acrescente as costelas. Assim que começar a fritar, adicione o açúcar e deixe caramelizar até que as costelinhas fiquem bem douradas. Em seguida, coloque o sal e a cerveja do estilo Porter em temperatura ambiente. Quando ferver, acrescente o suco de laranja e a água até cobrir. O cozimento deve ser feito por 30 minutos em fogo baixo. Se preferir, você pode cozinhar por 10 minutos na panela de pressão. Em seguida, abra a panela e deixe ferver até que o caldo fique encorpado.

Confira aqui algumas cervejas do estilo Porter disponíveis no Clube do Malte.

Deixe uma resposta