Stein Beer: o método medieval para ferver cerveja

27/04/2016 - Beer Backstage

2.579 visualizações

Stein Beer: o método medieval para ferver cerveja

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Você já parou pra pensar como eram fabricadas as cervejas na idade média? Hoje em dia estamos muito preocupados com o estilo em que vamos produzir e nem tanto com a produção, isso porque temos inúmeros apetrechos, resultado da evolução tecnológica, que nos permite fabricar cerveja de forma rápida e “simples”.

Mas naquela época, pense que o aquecimento da água era possivelmente o maior obstáculo na hora de se fabricar uma boa cerveja. Porque, lembre que nos tempos medievais os recipientes para produção, armazenagem e transporte da cerveja eram feitos de madeira. Uma vez que nos lembramos disso, como aquecer o mosto dentro de um barril de madeira? Bem, Stein Beer, é uma técnica bastante rudimentar que alguns cervejeiros caseiros vêm praticando, vendo pelos nossos olhos ela parece bastante simples e lógica, mas antigamente não era tão simples assim.

Como funciona a técnica de Stein Beer?

A técnica Stein Beer consiste em pegar grandes pedras de granito e aquece-las em uma fogueira. Após aquecer as pedras, cuidadosamente deve ser transportada e inserida na sua panela ou barril, com isso a temperatura extrema da pedra vai aquecer o mosto e fazer a temperatura subir chegando até a ferver o mosto, conforme a pedra for perdendo calor deve-se adicionar outra pedra quente e assim sucessivamente até completar o processo de mostura/fervura. Hoje em dia para facilitar o manuseio, os cervejeiros amarram um arame de aço para depois com um gancho poder içar as pedras e coloca-las nas panelas.

stein-beer    stein-beer

Antigamente essas pedras eram aquecidas em fogueiras, o que as deixavam um pouco sujas, para limpar as pedras e não sujar sua cerveja os cervejeiros despejavam uma quantidade mínima de água sobre as pedras, apenas para lavar a fuligem depositada ali pela queima da madeira.

Vale ressaltar a importância de conferir suas pedras antes de tentar praticar este método Stein Beer. Muitas pedras ao serem aquecidas podem explodir, podendo causar sérios ferimentos a quem estiver por perto. Outra questão é que pedras provenientes de rios podem conter líquido dentro, o que acaba estourando dentro ou fora da sua cerveja, se for dentro da cerveja você terá uma água extra que não foi calculada sendo inserida na sua receita.

Então através do Stein Beer, este método pré-histórico, foi possível fabricar cervejas em toneis de madeira, sem queimar ou danificar as estruturas.

Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!